Jaguatirica é morta próxima ao Parque Nacional do Iguaçu

Animal atropelado na rodovia das cataratas (BR-469) havia sido monitorado durante dois meses pelos biólogos do Projeto Carnívoros do Iguaçu.

11 de fevereiro de 2015 · 7 anos atrás

A fêmea adulta morreu atropelada nesta manhã. Foto:  Lucas Dagostin e Marcos Moreira/Carnívoros do Iguaçu/Facebook.
A fêmea adulta morreu atropelada nesta manhã. Foto: Lucas Dagostin e Marcos Moreira/Carnívoros do Iguaçu/Facebook.

Uma Jaguatirica (Leopardus pardalis) fêmea foi atropelada na manhã desta quarta-feira (11) na Rodovia das Cataratas, a BR 469, num trecho situado fora do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná. O animal foi encontrado às 8h da manhã pela polícia ambiental. Não há informações sobre quem o atropelou.

O felino é o mesmo que foi capturado dentro do Parque Nacional pelos biólogos do projeto Carnívoros do Iguaçu. Após a captura, ocorrida em agosto de 2014, o animal começou a ser monitorado. Entre setembro e outubro os pesquisares conseguiram acompanhar os passos da fêmea, batizada de Jaborandi. Mas depois, o colar parou de funcionar. No momento da sua morte, o felino ainda portava o colar colocado pelos pesquisadores.

De acordo com o G1, a jaguatirica foi levada para a unidade de conservação para ser congelada e estudada pelos biólogos do projeto.