A palavra Amantikir significa “a serra que chora” em tupi-guarani. E também é o título do novo livro do fotógrafo Ricardo Martins, vencedor do prêmio Jabuti de 2012 na categoria de melhor fotografia. O livro reúne belas paisagens e histórias da Serra da Mantiqueira, a cordilheira que se estende pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Uma região que abriga várias unidades de conservação da Mata Atlântica, como a Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia e os Parques Estaduais Serra do Brigadeiro e Serra do Papagaio. “Amantikir, a serra que chora” já está disponível e pode ser adquirido com desconto no site do autor.
Também acontece nos parques:
● Na Estação Ecológica de Mata Preta (SC), a fórmula para restaurar uma um pedaço de Mata Atlântica é simples: adicione 52 mil mudas de espécies nativas.
● No Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, a Praia do Cachorro está liberada aos visitantes!
● Ainda há vagas para um fim de semana (10 a 12 de abril) de ação e aventura no PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Paraíba avança com PEC que reconhece a natureza como sujeito de direitos
Proposta altera o artigo 227 da Constituição paraibana e estabelece que a natureza possui direitos próprios, intrínsecos e permanentes →
Cerca de 70% dos municípios catarinenses criaram leis que fragilizam APPs urbanas
Especialistas defendem que a medida é inconstitucional e favorece principalmente à especulação imobiliária. Ação Direta de Inconstitucionalidade espera por julgamento do STF há 4 anos →
Os perigos de quando o saber ancestral vira produto
A floresta cura, mas ela não precisa virar produto para provar isso. Como a indústria farmacêutica e o mercado de bem-estar estão se apropriando de medicinas milenares indígenas →
