Notícias

Garimpo no caminho

Uma equipe do Ibama constatou no final de fevereiro a presença de duas grandes balsas extraindo ouro na região do rio Juruena, onde o instituto pretendecriar um parque nacional. O Ibama suspeita que índios levados de Juína (MT) para lá pela Funai estejam facilitando a atividade mineradora. Os índios invadiram uma pousada que funcionava no local e ergueram quatro casas ao longo da pista de pouso do hotel. Se continuar assim, a região de um milhão de hectares pode virar terra indígena em vez de parque.

Redação ((o))eco ·
2 de março de 2006 · 20 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
29 de julho de 2026

A restauração dos sonhos

Restaurar os ecossistemas é essencial e urgente. Mas existe uma dimensão da restauração ainda mais profunda: a restauração da nossa capacidade individual e coletiva de sonhar

Análises
28 de julho de 2026

O que leva caminhoneiros a atropelar ou desviar de animais silvestres em rodovias?

Cobras, tatus e tamanduás despertam emoções muito diferentes. Mas até que ponto isso influencia a reação de um caminhoneiro ao encontrar um animal na pista?

Salada Verde
28 de julho de 2026

Marina cobra criação de unidade de conservação na Serra da Chapadinha

Em vídeo postado nas redes sociais, a ex-ministra e candidata ao Senado se solidarizou com ambientalistas que lutam pela proteção da serra e foram vítimas de atentado em maio

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.