Notícias

40% dos brasileiros não entendem como impactam os oceanos, revela pesquisa

O estudo inédito, divulgado no 4º dia da Conferência dos Oceanos, aponta que apenas 34% dos brasileiros compreendem que suas ações influenciam diretamente o oceano

Redação ((o))eco ·
30 de junho de 2022 · 2 anos atrás

Apenas 34% dos brasileiros compreendem que suas ações influenciam diretamente no oceano. Os dados são da pesquisa inédita “Oceano sem Mistérios: A relação dos brasileiros com o mar”, realizada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em parceria com a UNESCO e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O levantamento foi divulgado durante o quarto dia da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas.

Ainda segundo a pesquisa, 24% das pessoas consideram que impactam o oceano de forma apenas indireta e 40% acreditam que suas atitudes não impactam em nada os mares. E 2% dos entrevistados não souberam responder. 

Outro aspecto investigado pela pesquisa foi o uso de plásticos de uso único, como canudos e copos descartáveis. O consumo é evitado sempre por 35% dos entrevistados, por 12% na maioria das vezes e 20% evitam somente às vezes. Já 19% dos entrevistados admitiram que nunca evitam o uso de plástico descartável e 13% raramente. 

No cenário internacional, um dos destaques do penúltimo dia da conferência foi a fala do presidente da França, Emmanuel Macron. Ele anunciou que o país europeu será candidato à sede da próxima conferência, em 2025, junto com a Costa Rica, como detalha a jornalista Paulina Chamorro, correspondente de ((o))eco no evento com apoio da Oceana Brasil.

Além disso, Macron reforçou a relação entre as agendas do oceano e do clima, e os compromissos internacionais para proteger 30% de áreas marinhas e terrestres até 2030.

Confira o vídeo da jornalista Paulina Chamorro direto da cobertura da Conferência dos Oceanos, em Portugal:

https://www.instagram.com/p/CfcxFh5Noe7/

A cobertura do evento, com entrevistas exclusivas e resumos diários pode ser acompanhada nas redes sociais de ((o))eco (@siteoeco) e do Vozes do Planeta (@vozesdoplaneta.podcast).

*Texto escrito pela Redação de ((o))eco com informações da jornalista Paulina Chamorro

Leia também

Notícias
29 de junho de 2022

Manifestação em Portugal traz apelo da sociedade pela proteção dos oceanos

A Marcha Azul pelo Clima foi realizada em paralelo à Conferência dos Oceanos da ONU e reuniu cerca de 500 pessoas. Manifesto pressiona líderes por ações em prol da preservação dos oceanos

Notícias
28 de junho de 2022

Promessa Oceano e investimento na economia azul são destaques do 2º dia da Conferência

O compromisso anunciado pela PNUD prevê investimentos para promover economia azul em países costeiros até 2030

Notícias
27 de junho de 2022

Aquaman, poluição plástica e emergência oceânica: o 1º dia da Conferência dos Oceanos

((o))eco realizará a cobertura direto do evento, que ocorre em Portugal, para trazer os destaques diários da conferência, que começou nesta segunda-feira (27) e vai até o dia 1º de julho

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.