Notícias

((o))eco nas Eleições 2022

Debater, checar e traduzir como os temas ambientais surgem nos discursos e compromissos dos candidatos será o foco desta cobertura especial

Juliana Arini ·
15 de agosto de 2022 · 2 anos atrás

As pautas ambientais e a política sempre caminham juntas. Não é à toa que grande parte dos mecanismos de aumento e controle do desmatamento saiu dos corredores de Brasília. E, para o bem ou mal, com forte impacto em cadeia nas decisões dos estados. 

Traçar essa conexão sempre foi considerado um papo chato. Política nunca foi o tema preferido do brasileiro. Mas, tudo indica que os solavancos sociais e econômicos dos últimos anos despertaram o gigante adormecido. 

O brasileiro decidiu reagir e votar. Após uma pandemia mortal que ceifou quase 700 mil vidas, o aumento descontrolado do desmatamento, a volta da fome na mesa de 30 milhões de pessoas e a constatação de que mesmo lucrando bilhões, a riqueza do “agro pop” com exportações apenas joga osso no prato do cidadão comum.

Dure muito ou pouco, o movimento já é o maior processo eleitoral da história nacional. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o país tem o maior número de eleitores cadastrados de todos os tempos. 

São 156.454.011 votantes, sendo 52,65% mulheres para escolher os próximos presidente da República, governadores, deputados estaduais, federais e distritais e senadores da República. Os maiores colégios eleitorais estão no Sudeste (42.64%), Nordeste (27,11%), Sul do país (14,42%), Norte (8,03%) e Centro-Oeste (7,38%).

De olho no que as decisões das urnas podem produzir no campo do real, ((o))eco acompanhará as Eleições 2022. Com foco nas propostas e passado político dos candidatos, vamos caçar e puxar capivaras! 

Não os amados super roedores que se multiplicam nos parques e banhados, mas o passado escondido nos armários dos políticos e esquecido nos discursos dos que posam de bons moços, mas já passaram a boiada, o correntão, o trator esteira, a rede de arrasto e a caneta sobre florestas, rios e oceanos.

A proposta é contribuir com o debate e por a pauta ambiental na mesa de quem poderá decidir o nosso futuro comum.  Afinal, desde 1972, quando os astronautas da Apollo 17 fotografaram a Terra na célebre Apollo 17, o mundo está de olho na relação entre a política brasileira e o meio ambiente.

O momento poético para a humanidade foi um choque indigesto para o país. Ao invés de imensas florestas, os astronautas enxergam o resultado da política desenvolvimentista da Ditadura Militar que nos endividou financeiramente e ambientalmente em prol do Milagre Econômico. O integrar para não entregar deste período nos custou 55% do Cerrado.   

O começo de alguma mudança só foi possível com a queda dos generais em 1985. O vento democrático nos brindou com uma das mais avançadas legislações ambientais do mundo, investimentos para um sistema inédito de monitoramento do desmatamento, o projeto PRODES de 1988, a demarcação de grandes territórios indígenas e inúmeras unidades de conservação em áreas estratégicas. 

A recessão econômica dos anos de 1990 trouxe o fantasma do desmatamento de volta. Do canto do desenvolvimento a qualquer custo o país passou a se equilibrar entre extremos. Do peso das canetas dos políticos saíram duvidosas megaobras de infraestrutura com impactos irreversíveis nos rios, florestas e na vida dos cidadãos, que pagam a conta e ficam com o ônus de um futuro climático incerto. 

Por outro lado, também vestimos uma moldura de austeridade verde. Recebemos duas Conferências Mundiais de Meio Ambiente (ECO92 e RIO+20) e assinamos acordos internacionais por menos derrubadas – a parte mais pesada da nossa conta no cheque especial do planeta.

Esse descompasso de compromissos até parecia dar certo. No mesmo mote do rouba, mas faz, o desmata, mas protege seguiu por anos. Para a tristeza dos políticos que gostam de esconder capivaras no armário, a Terra é redonda e ainda existem missões espaciais.

Veio lá do céu outro sinal de alerta. Em 2019, o astronauta italiano Luca Parmitano divulgou (novamente) fotografias de incêndios que atingiram a Amazônia e outros biomas, capturadas da Estação Espacial Internacional. O próprio Parmitano nomeou a foto como NoPlanB, ou não há um segundo planeta em uma tradução não literal. 

A constatação vergonhosa é que passados 50 anos da primeira foto do planeta retrocedemos nos poucos avanços.  Além do Cerrado, 30% do Pantanal queimou, as derrubadas avançam como nunca, seguidas de crises hídricas nas maiores capitais, aumento da violência contra povos indígenas e defensores da floresta e um histórico de catástrofes socioambienta, como Mariana, Brumadinho e Petrópolis.

As pautas ambientais e a política sempre caminham juntas. Debater, checar e traduzir como temas tão complexos surgem nos discursos e compromissos dos candidatos será o papel de ((o))eco durante este processo eleitoral. 

  • Juliana Arini

    Repórter, fotógrafa e documentarista há duas décadas cobre a questão energética, a crise climática, o desmatamento e as queimadas.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.