Podcast

Podcast: Casal ambientalista dedica sua vida à proteção dos manguezais

Na capital cearense, Rusty e Sineide Barreto mantêm o Ecomunam, um museu a céu aberto considerado patrimônio histórico-cultural e natural da cidade

Gabriel Matos · Karizia Marques ·
20 de janeiro de 2025

A causa ambiental é um trabalho que demanda muitos braços. Em meio a esse coletivo, quando o assunto é manguezais, destacam-se os nomes de Rusty de Sá Barreto e Sineide Moreira Crisóstomo. O casal de ambientalistas fundou, em 2001, o Ecomuseu Natural do Mangue, no bairro Sabiaguaba, em Fortaleza. 

Com a proposta de fugir aos preceitos engessados da museologia tradicional, o Ecomunam entrega uma experiência imersiva aos seus visitantes, com aulas de campo que celebram as riquezas dos manguezais. Devido à sua contribuição para a preservação e a conscientização ambientais, o museu foi declarado, em 2020, patrimônio histórico-cultural e natural da capital cearense.

O reconhecimento é fruto de um trabalho iniciado décadas atrás, muito antes do casal fazer morada no Estado. Com uma trajetória extensa na seara da educação ambiental, Rusty e Sineide são, hoje, referência na área, e planejam divulgar para novos públicos a importância dos manguezais. 

No entanto, o casal não se limita ao trabalho desenvolvido na Sabiaguaba. Em verdade, têm uma miríade de outras histórias a contar. O início do relacionamento, o pedido de casamento, a construção da família, os diversos empregos para se sustentar, o amor pela estrada, os planos para o futuro: isso e muito mais você pode conferir neste pop off, que traça o perfil de ambos. 

Este é o sexto e último episódio da série “Manguetown, Ceará”, que aborda as principais ameaças ao ecossistema e as iniciativas que promovem a preservação ambiental. 

Produção, roteiro e locução: Gabriel Matos e Karízia Marques

Orientação: Daniele Bragança

Edição de som: Karízia Marques

“Manguetown, Ceará” é um podcast produzido através da Bolsa Reportagem Vandré Fonseca de Jornalismo Ambiental, concedida pelo ((o))eco com apoio da Fundação Amazônia Sustentável e Fundação Grupo Boticário.

  • Gabriel Matos

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC) e cofundador do projeto de extensão Cuida, Criatura!, vinculado à Rádio Universitária (107,9 FM), no qual aborda temáticas ambientais a partir de uma linguagem descontraída.

  • Karizia Marques

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do projeto de extensão de jornalismo ambiental, Cuida, Criatura!, vinculado à Rádio Universitária (107,9 FM).

Leia também

Notícias
11 de dezembro de 2025

STF encerra sustentações e adia decisão sobre ações que contestam o Marco Temporal

Após dois dias de manifestações de partes e terceiros interessados, o julgamento foi suspenso. Data para retorno ainda não foi definida

Salada Verde
11 de dezembro de 2025

Site da Agência ambiental dos EUA minimiza relação entre ação humana e mudanças climáticas

EPA disse que a agência não está mais focada em proteger "agendas políticas de esquerda" e que “não aceita mais ordens do culto climático"

Notícias
11 de dezembro de 2025

Uma nova e rara espécie de bromélia que pode estar condenada pela mineração

Recém-descoberta, a minúscula planta é encontrada apenas na Serra do Pires, em Congonhas, Minas Gerais, e pode desaparecer junto com apetite da exploração mineral

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.