Os manguezais apresentam enorme potencial econômico: por um lado, garantem a subsistência de comunidades tradicionais e, por outro, causam deslumbramento àqueles que os visitam. A atividade de turismo, contudo, muitas vezes pode causar diversos impactos socioambientais, sobretudo quando feita em larga escala.
Em contraponto, o turismo comunitário surge como uma proposta de preservar os recursos naturais, bem como valorizar os conhecimentos e as vivências de populações tradicionais que há gerações ocupam aqueles ecossistemas. Nos municípios cearenses de Acaraú e Amontada, existem comunidades que promovem esse tipo de atividade, unindo educação ambiental, relações trabalhistas justas e vínculos afetivos.
Este é o quarto episódio da série “Manguetown, Ceará”, que aborda as principais ameaças ao ecossistema e as iniciativas que promovem a sua preservação.
Produção, roteiro e locução: Gabriel Matos e Karízia Marques
Orientação: Daniele Bragança
Edição de som: Karízia Marques
“Manguetown, Ceará” é um podcast produzido através da Bolsa Reportagem Vandré Fonseca de Jornalismo Ambiental, concedida pelo ((o))eco com apoio da Fundação Amazônia Sustentável e Fundação Grupo Boticário.
Leia também
Plano Clima avança com concessões ao agro e mantém pontos sensíveis fora do enfrentamento direto
Brasil aprova Plano Clima com metas para cortar até 67% das emissões até 2035, após governo ceder ao agronegócio e ampliar incentivos →
Ataque a equipes do Ibama durante desintrusão da TI Apyterewa deixa um morto no Pará
Operação cumpre decisão do STF para retirada de invasores no sul do estado, onde a região é marcada por conflitos fundiários →
Novas cenas reforçam o retorno das onças-pintadas ao Rio de Janeiro
Imagens de armadilhas fotográficas mostraram o felino mais uma vez no Parque Estadual da Serra da Concórdia, no sul do estado. Inea-RJ tem monitorado a onça →




