Reportagens

Pai da Terra

Morre aos 89 anos o criador do Dia da Terra. Gaylord Nelson foi senador americano e lutou pelo meio ambiente quando o movimento ainda era uma semente.

Ana Antunes ·
5 de julho de 2005 · 21 anos atrás

Nestes tempos em que o ambientalismo assiste aos retrocessos comandados por George Bush e companhia, os Estados Unidos tiveram mais uma notícia triste. Morreu neste domingo, 3 de julho, em Kensington, subúrbio de Washington, o ex-senador Gaylord Nelson, um dos pioneiros da causa verde. Aos 89 anos, ele teve uma parada cardíaca. Nelson foi o criador do Dia da Terra e é considerado um dos pais do movimento ambientalista moderno do seu país.

Nascido no Wisconsin em 1916, ele formou-se advogado e cumpriu três mandatos de senador estadual pelo Partido Democrata antes de assumir a cadeira de governador no ano de 1959, quebrando quase 30 anos de hegemonia republicana. Ao fim de seu mandato como governador, lançou-se ao Senado Federal, onde permaneceu de 1963 a 1980.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Como governador, adotou a prática de cobrar um centavo por maço de cigarro para comprar centenas de milhares de acres de terra para a criação de reservas. A prática depois foi adotada por diversos outros estados.

Nelson sempre esteve preocupado com o meio ambiente. Em seu primeiro discurso como representante do Wisconsin na capital americana, disse que era preciso um programa para salvar os recursos naturais do país, e alertou para a destruição de rios, de florestas e de habitats selvagens.

Em 1995, foi condecorado pelo então presidente Bill Clinton com a medalha presidencial da liberdade, a maior honraria norte-americana. Na ocasião, Clinton declarou que, como pai do Dia da Terra, Nelson foi avô de diversas leis americanas que protegem o meio ambiente, como o Environmental Protection Act, o Clear Air Act, o Safe Drinking Water Act e outros.

De fato. O Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez em 22 de abril de 1970 com o objetivo de conscientizar os políticos e cidadãos da importância de preservar o meio ambiente. No ano de sua criação, o Dia da Terra foi apoiado por 20 milhões de americanos e por 42 estados que aprovaram leis ambientais para celebrar a data. Nos dez anos seguintes, 23 grandes projetos de leis ambientais federais foram aprovadas.

Entre as causas defendidas por Nelson no decorrer dos seus mandatos estão a proibição do uso de inseticida DDT, a regulamentação da emissão de gases poluentes pelos veículos, o planejamento familiar e a proteção dos oceanos. Além disso, ele foi um dos três senadores federais que votaram contra a liberação de 700 milhões de dólares para uma ação militar que culminou com a Guerra do Vietnã.

Gaylord Nelson era casado há 58 anos com Carrie Lee. Tiveram três filhos e quatro netos.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
25 de abril de 2026

O dia em que a ciência lotou um teatro

Lançamento de um painel científico global que contará com mais de 400 pesquisadores para acelerar saída dos combustíveis fósseis teve risos, aplausos e plateia atenta

Salada Verde
24 de abril de 2026

Clima avança no papel, mas estados falham na execução, aponta estudo

Anuário mostra que, apesar de progressos, desigualdades entre estados, gargalos institucionais e falta de adaptação ampliam riscos e prejuízos diante de eventos extremos

Notícias
24 de abril de 2026

Conferência sobre fim dos fósseis aposta em “coalizão de ação” fora da ONU

Fora do formato das COPs, encontro aposta em coalizão de países para avançar na implementação da agenda climática

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.