Reportagens

Pedra dura

Niède Guidon não pode mais garantir a integridade do Museu do Homem Americano e nem da Serra da Capivara, no Piauí. De promessas do governo ela já está cheia.

Carolina Mourão ·
29 de julho de 2005 · 19 anos atrás

Há três meses, valendo-se da repercussão do prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo, a arqueóloga Niède Guidon peregrinou os ministérios e o Congresso Nacional em busca de ajuda para o Parque Nacional da Serra da Capivara. Voltou ao Piauí não só com uma, mas com várias promessas, incluindo ações que envolveriam seis ministérios em um Grupo de Trabalho para apoiar o desenvolvimento e garantir a segurança do Parque Nacional da Serra da Capivara e do Museu do Homem Americano no Piauí.

A batalha quixotesca de Niède, que já dura mais de 30 anos, é pautada desde sempre pela falta de apoio do maior interessado em seu projeto: o governo federal. Sem dinheiro para manter a segurança de todo o parque – atribuição do governo federal que tem sido realizada pela Fundação Museu do Homem Americano – e garantir a integridade dos sítios arqueológicos, ou do que ainda está para ser descoberto e estudado, Niède é pragmática: “Eu preciso de 400 mil reais por mês para esse Brasil daqui dar certo. É isso”. Para patrulhar a região, a arqueóloga conta com 180 pessoas, entre vigilantes e técnicos. “O ideal seria pelo menos 400 pessoas, pelo tamanho da área”. São 130 mil hectares. ”Já estou transferindo até a função de técnico para vigilante”.

Desta vez, quem vai a Brasília é a diretora científica da fundação, Anne-Marie Pecis, coordenadora do curso de pós-graduação em Arqueologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela vai falar com os titulares dos ministérios da Cultura, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Turismo e ainda com o Ibama e a Unesco. Anne-Marie vai tentar, entre outras coisas, garantir dinheiro para a manutenção da segurança e a conservação do Parque. “O dinheiro acabou. Milagre tem limite. As autoridades precisam sentir o impacto que isso vai causar”, alerta. E ressalta. “Vou falar: do ponto de vista internacional vai ser péssimo para o Brasil, porque em 1991 o governo se comprometeu junto à Unesco a preservar este patrimônio. Só que vinte sítios já foram destruídos de forma irrecuperável”.

Na última visita a Brasília, ela recebeu uma série de promessas. Entre elas, uma do Ministério da Justiça, que anunciou a criação de um posto policial permanente na unidade de conservação. Mas até agora nada foi feito. O parque está cercado de invasões e o museu não pode mais pagar o salário dos vigilantes em detrimento de outras funções. Uma das invasões chegou para ficar. Chama-se Nova Jerusalém, segundo a placa que formaliza a vila, colocada há 20 dias no local. “Sofremos pressão diária de caçadores, ladrões, pessoas da cidade que estão atrás do dinheiro do Incra”, denuncia Niède.

A Polícia Federal prometeu abrir inquérito para apurar as ameaças dos sem-terra e tentar identificar os agressores do patrimônio público. O governo federal, montar um plano de medidas para desenvolver a região de forma sustentável. Nada ainda. Niède Guidon conta que o grupo de trabalho interministerial seria coordenado pela Casa Civil, e estudaria outras vocações para o desenvolvimento da região, como a de cultivo de plantas ornamentais. Até agora, só boas intenções. “Eu vou a Brasília, mas sei que as promessas são vazias, como foi da última vez”, lamenta.

Enquanto isso, na Câmara, os deputados Sarney Filho, Paes Landim, Paulo Delgado e Fernando Gabeira criaram uma comissão especial para tratar do assunto. Mas segundo Gabeira, os trabalhos ainda não começaram porque a crise do Mensalão atrapalhou. “A partir de 2 de agosto eu retomo minha agenda“, garantiu. “Queremos montar este grupo de trabalho e elaborar um relatório de prioridades. O grupo facilita porque ele precipita no governo uma ação mais rápida”, espera.

Guidon também espera. Faz tempo. “Nós fazemos muito mais do que é nossa parte. Compramos terrenos, vigiamos, fizemos projetos de hotéis, para garantir o movimento. O aeroporto é outra promessa. As obras estão paradas e não terminam nunca”, queixa-se. Mas quem não esmoreceu em 30 anos não há de desanimar tão cedo. Pelo menos sua indignação eles vão ter que continuar aturando.

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.