Reportagens

Colônia ameaçada

Cratera formada há milhões de anos em São Paulo é um enigma para a ciência. Tem mananciais e espécies raras, mas sofre agressões por falta de saneamento e ocupação irregular.

Karina Miotto ·
6 de dezembro de 2006 · 17 anos atrás

Muita gente não imagina que na região sul de São Paulo, a apenas 35 quilômetros do centro da cidade, existe uma cratera de 3,6 quilômetros de diâmetro formada graças à queda de um corpo celeste (cometa ou meteorito) entre 36 e cinco milhões de anos atrás.

A Cratera de Colônia, como é conhecida, é uma das cinco formadas por choque de corpos celestes com o solo no Brasil e está entre as 170 registradas em todo o mundo, a maioria identificada nos últimos 50 anos. Ela inclusive faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos, criada em 2001. E em 2003, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) aprovou o tombamento de sua área.

O desnível entre a planície em seu interior e as colinas que a circundam é de 150 metros. E no subsolo se escondem alguns de seus maiores segredos. Com o impacto, formou-se uma depressão de aproximadamente 450 metros de profundidade que, ao longo de milhões de anos, foi preenchida por vegetação, sedimentos de areia e argila.

“O estudo desse material pode revelar mudanças climáticas e ambientais que ocorreram na região nos últimos 2,5 milhões de anos”, explica José Antonio Ferrari, pesquisador do Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e um dos autores do estudo Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil, publicado em 2005 e coordenado pelo professor Cláudio Riccomini, do Instituto de Geociências da USP. E tem mais. “Estudar a cratera também pode auxiliar a compreender os primeiros vestígios da ocupação humana no local”, afirma Anita Correia de Souza, chefe da Seção Técnica de Unidades de Conservação da prefeitura.

A Cratera de Colônia começou a ser estudada há 30 anos e, além do importante material ao longo dos 450 metros de sedimentos, na superfície podem ser encontradas espécies raras de vegetais e animais. O Inventário da Fauna do Município de São Paulo, publicado em junho deste ano pela Secretaria do Verde, registrou 73 espécies – 70 de aves (das quais 12 são endêmicas e oriundas da Mata Atlântica) e três de mamíferos. Quanto à vegetação, estudos feitos pelo Herbário Municipal até 1999 registraram 100 espécies de plantas, entre elas a palmeira Lytocaryum hoehnei, ameaçada de extinção.

Como este levantamento foi feito há sete anos, pode ser que o número de espécies nativas atualmente seja outro. “É muito provável que tenha diminuído, tendo em vista o processo de degradação ambiental que a área tem sofrido, apesar de todos os esforços para conservação”, afirma Ricardo Francischetti, biólogo que participou deste estudo.

Cratera ocupada

Essa redução no número de espécies tem a ver com o processo de ocupação da cratera. Em 1988, apareceram os primeiros habitantes. Hoje, quase 40 mil pessoas vivem num terreno conhecido como “fazenda” e que ocupa 1/3 de Colônia – todas em situação irregular. O restante da cratera é preenchido por sítios de uso agrícola e áreas remanescentes de Mata Atlântica.

Um dos primeiros moradores foi Sebastião Carmo Silva, fundador e presidente da Associação Comunitária Habitacional Vargem Grande (Achave). Líder comunitário, ele frequentemente incomoda a prefeitura, o governo do estado e a população com pedidos para melhorias ambientais e de qualidade de vida. “Ele é um guerreiro!”, comenta César Pegoraro, educador ambiental do Núcleo União Pró-Tietê, da SOS Mata Atlântica, ao dizer o quanto Sebastião se esforça para incentivar a implementação de fossas sépticas nas casas enquanto o tratamento de esgoto não vem. “Noventa e nove vírgula nove por centro não utilizam esse recurso”, diz Sebastião.

“Isso aqui é a Alphaville dos pobres. Quem briga por tudo sou eu e algumas poucas pessoas com mais consciência. Infelizmente a maioria pensa que posso fazer tudo sozinho”, desabafa. Uma das principais preocupações de Sebastião é, além da preservação ambiental da cratera, o Centro de Detenção Provisória de Vargem Grande, inaugurado em 87 e que abriga 1350 detentos. “Queremos a desativação do presídio para transformá-lo em centro de pesquisa, na sede de um parque, em museu, biblioteca…”.

Saneamento inexistente

O problema do presídio é menos seus ocupantes e mais os impactos ambientais que ele provoca. O centro de detenção libera esgoto sem tratamento diretamente no córrego do Ribeirão Vermelho – que também recebe dejetos domésticos. Depois deságua na represa Billings com todo tipo de sujeira. “Sabemos do problema de coleta e tratamento de esgoto nas periferias. A cratera está em área de mananciais, é um descaso total da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da prefeitura. Desejável seria tratar o esgoto de toda a população, plantar árvores no entorno, fiscalizar”, afirma Pegoraro. “Essa APA está sendo devastada, não existe fiscalização”, completa Sebastião. A Sabesp admite que a cratera não é atendida por coleta e tratamento de esgoto. Mas diz que pretende resolver o saneamento do local com as obras complementares do Projeto Tietê, com previsão de término para dezembro de 2007.

Outro problema na cratera é a retirada da mata ciliar que cresce em torno do rio. “As pessoas confundem mato com sujeira sem ter a menor noção de que ela filtra a água, pois retém parte do lixo, animais mortos, sedimentos, além de servir de berçário a peixes, moluscos, répteis, anfíbios e insetos”, explica Pergoraro.

Enquanto os problemas ambientais se agravam, moradores e cientistas pensam em alternativas para manter vivo esse cantinho peculiar de São Paulo. “O turismo pode ajudar a salvar a cratera. Até trilha ecológica temos aqui. Precisamos cuidar desta natureza toda”, diz Sebastião. Os pesquisadores concordam. “A cratera constitui-se num sítio extremamente favorável às pesquisas científicas. A continuidade das investigações depende da preservação da região”, diz Riccomini, da USP.

* Karina Miotto é jornalista em São Paulo, colunista de meio ambiente da revista Ragga, de Belo Horizonte, e autora do blog Eco-Repórter-Eco.

Leia também

Análises
25 de abril de 2024

Escazú não é prioridade? 

Escazú chega à terceira COP sem que o Brasil o tenha ratificado. Delegação brasileira conta com ampla participação da sociedade civil, mas ausência de alto escalão grita

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.