Reportagens

Dia 09 – 10 de Setembro de 2007

Pesquisadores começam a se despedir da expedição. O Pasárgada é rebocado para o Pontal de Paranapanema, mas ainda falta uma noite de boas histórias antes de voltar para casa.

Laury Cullen · Fernando Lima ·
20 de setembro de 2007 · 17 anos atrás

Dia de preparativos. Assim que acordamos começamos a organização para, mais uma vez, desmontar o mastro. Tarefa que, com a recém-adquirida prática, estamos fazendo rapidamente. Desta vez foi completo. Todos os cabos e encaixes, velas, tudo retirado e devidamente guardado para a viagem de volta por terra. Uma última missão à cidade para conseguir pneus velhos para a acomodação do barco na carreta, alguns mantimentos, almoço e tudo pronto. Nosso amigo Kauê, que muito nos ajudou na última etapa e enriqueceu a expedição com valiosas informações e contatos, deixou a expedição no fim da tarde, seguindo de ônibus de volta a Guaíra. Um sentimento de melancolia tomou conta do ar no fim da tarde, enquanto assistíamos a bordo do Pasárgada a silhueta de nosso amigo desaparecendo ao longe. Ficamos aguardando a chegada de Gérson, que recentemente havia trazido o veleiro Pasárgada de Porto Alegre. Ele já estava a caminho com o reboque que nos levaria de volta ao Pontal do Paranapanema e, enquanto esperávamos, ficamos a observar bucolicamente os pescadores nas margens do rio no início da noite. Gérson chegou e já queria adiantar o trabalho do dia seguinte, mas achamos melhor retirar o barco da água com a luz do dia. Após um jantar na cidade, regado a muitas histórias e “causos”, voltamos ao merecido descanso para reunir forças para o dia em que o Pasárgada iria deixar as águas do rio Paraná.

• Laury Cullen

Engenheiro Florestal formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.