Reportagens

Dia 09 – 10 de Setembro de 2007

Pesquisadores começam a se despedir da expedição. O Pasárgada é rebocado para o Pontal de Paranapanema, mas ainda falta uma noite de boas histórias antes de voltar para casa.

Laury Cullen · Fernando Lima ·
20 de setembro de 2007 · 19 anos atrás

Dia de preparativos. Assim que acordamos começamos a organização para, mais uma vez, desmontar o mastro. Tarefa que, com a recém-adquirida prática, estamos fazendo rapidamente. Desta vez foi completo. Todos os cabos e encaixes, velas, tudo retirado e devidamente guardado para a viagem de volta por terra. Uma última missão à cidade para conseguir pneus velhos para a acomodação do barco na carreta, alguns mantimentos, almoço e tudo pronto. Nosso amigo Kauê, que muito nos ajudou na última etapa e enriqueceu a expedição com valiosas informações e contatos, deixou a expedição no fim da tarde, seguindo de ônibus de volta a Guaíra. Um sentimento de melancolia tomou conta do ar no fim da tarde, enquanto assistíamos a bordo do Pasárgada a silhueta de nosso amigo desaparecendo ao longe. Ficamos aguardando a chegada de Gérson, que recentemente havia trazido o veleiro Pasárgada de Porto Alegre. Ele já estava a caminho com o reboque que nos levaria de volta ao Pontal do Paranapanema e, enquanto esperávamos, ficamos a observar bucolicamente os pescadores nas margens do rio no início da noite. Gérson chegou e já queria adiantar o trabalho do dia seguinte, mas achamos melhor retirar o barco da água com a luz do dia. Após um jantar na cidade, regado a muitas histórias e “causos”, voltamos ao merecido descanso para reunir forças para o dia em que o Pasárgada iria deixar as águas do rio Paraná.

  • Laury Cullen

    Engenheiro Florestal formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
29 de maio de 2026

Guardiãs do Babaçu: as mulheres que sustentam a floresta, a água e a tradição no Maranhão

Entre lama, coco e resistência, quebradeiras de Imperatriz preservam babaçuais, protegem a água da região tocantina e mantêm viva uma tradição ameaçada

Salada Verde
29 de maio de 2026

Rio de Janeiro sedia semana recheada de debates ambientais e climáticos

Rio Nature & Climate Week traz painéis com especialistas, lideranças indígenas, políticos, artistas, além de eventos paralelos, mostra de cinema e shows

Reportagens
29 de maio de 2026

Uma castanha brasileira que ajuda a proteger o Cerrado

Com produção de baru, cooperativa situada no noroeste de Minas Gerais fortalece agricultores locais e gera renda aliada à conservação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.