Reportagens

Alfinetadas rurais

Em vez de esverdear o agronegócio, guerra particular entre Confederação Nacional da Agricultura e MST só mostra que assentar trabalhadores em áreas remotas sem assistência é fracasso na certa.

Redação ((o))eco ·
15 de outubro de 2009 · 17 anos atrás

Há alguns dias, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) estão travando uma nova guerra particular na imprensa, desta vez motivados pelas pesquisas recentes do IBGE e IBOPE sobre a eficiência dos assentamentos de reforma agrária do governo federal. Mas os defensores do agronegócio estão ainda muito longe de provar que a produção em larga escala é o que efetivamente diminui a pobreza e ajuda a natureza. Muito pelo contrário.  Todo mundo sabe também que, depois de criados, os assentamentos são, em sua maioria, largados às traças e àqueles que se valem da ausência de governança para convencer assentados a vender ilegalmente as terras públicas, desmatar e comercializar gado a preços irrisórios a frigoríficos que são os únicos que atingem a maioria dos assentamentos e permitem escoar, pelo menos, a carne proveniente de desmatamento. A Amazônia é repleta de histórias assim.

Confira uma delas na reportagem “Era uma vez a floresta”

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
23 de julho de 2026

BR-163 acelera exportações de soja, aumenta emissões de poluentes e aquece esquemas do mercado de carbono

Da história da construção da rodovia aos impactos atuais dos caminhões na saúde respiratória, as emissões movimentam a compra e venda de créditos de carbono “opacos” entre os estados do MT e PA

Reportagens
23 de julho de 2026

A grande jornada das aves migratórias – e dos pesquisadores que lutam para conservá-las

Minidocumentário dirigido pelo fotógrafo Adriano Gambarini apresenta trabalho de monitoramento e defesa das aves migratórias que aterrissam no litoral brasileiro

Salada Verde
22 de julho de 2026

Carta de Curitiba pede ação urgente para proteger unidades de conservação no Brasil

Aprovado por aclamação pelos participantes da 1ª Conferência Nacional de Unidades de Conservação para a Biodiversidade, documento pede criação e implementação de UCs de proteção integral

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.