Aquecimento pode estar encurtando aves

Pesquisa de americanos e suíços sugere que aves podem estar menores e mais leves por causa das mudanças climáticas.

12 de março de 2010 · 14 anos atrás

Uma pesquisa divulgada hoje sugere que nos últimos 50 anos os pássaros têm ficado mais leves, e com asas cada vez menores. O vilão pode ser  o aquecimento global. A constatação foi feita depois da análise de 486 mil aves de 102 espécies diferentes, capturadas, pesadas e medidas entre 1961 e 2007, depois que cientistas resolveram verificar se a tendência de encurtamento dos bichos em latitudes baixas se confirmava quando verificadas alterações no clima.

Josh Van Buskirk, da Universidade de Zurique, na Suíça, Robert Mulvihill, Robert Leberman, ambos do Museu Carnegie de História Natural, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriram que das 83 espécies capturadas durante as migrações de primavera, 60 tinham se tornado menores ao longo dos 46 anos do estudo. Das 75 espécies que migram no outono, 66 diminuram seu tamanho. No verão, 51 das 65 espécies também aparentemente ficaram pequenas e no inverno isso foi verificado em 20 dos 26 tipos de aves analisadas.

Essas reduções, no entanto, são muito ligeiras, numa média dos 1.3% de perda de massa corporal ao longo das décadas estudadas. Mas se as aves forem estudadas individualmente, algumas apresentam diferenças mais marcantes, o que acendeu sinal de alerta entre os pesquisadores. Eles ainda não sabem ao certo explicar o motivo dessas mudanças. Costuma-se pensar que corpos maiores podem reter mais calor e se aquecer em temperaturas mais frias. Mas eles não descartam que o tamanho menor dos bichos também possa estar relacionado com disponibilidade de comida, ou ritmo metabólico por causa de mudanças na temperatura do ambiente. A notícia saiu na BBC.