Reportagens

Entrou areia

Força-tarefa multa em 500 mil reais um loteamento às margens de lagoa em Resende, no estado do Rio. Dezessete casas terão que ser demolidas e a área recuperada.

Lorenzo Aldé ·
5 de novembro de 2004 · 19 anos atrás

Na quinta-feira, 4 de novembro, fiscais da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas do Rio de Janeiro (Serla) chegaram à sede da construtora Merisa S/A portando uma multa de 500 mil reais e autos de intimação e infração. A empresa é responsável por um loteamento às margens da Lagoa do Mirante, em Resende, sul do estado. Para construi-lo, desviou cursos de rios e assoreou nascentes. Depois, vendeu lotes na faixa de proteção marginal das águas. A construção das casas causou mais assoreamento dos rios e da lagoa. O loteamento não contava com licença ambiental. A empresa apresentou apenas uma autorização da Secretaria Municipal de Planejamento.

O estrago começou a ser feito em 1996. Passaram-se sete anos até que a construtora fosse notificada pela primeira vez. É que os moradores do Mirante da Agulha começaram a se incomodar com o desequilíbrio ambiental causado pelos novos vizinhos. O ritmo da construção de casas no loteamento cresceu nos últimos anos, principalmente nos lotes mais próximos à lagoa. O resultado não tardou: a terra deslocada e os materiais de construção usados nas obras foram carregados para a lagoa, causando um assoreamento visível. Além disso, várias casas passaram a despejar esgoto clandestino na rede fluvial, poluindo as águas. Mas a notificação da Serla emitida no ano passado, solicitando a interrupção das obras e a recomposição ambiental da área, foi ignorada pela Merisa.

Agora, o processo vai para a Justiça. O órgão estadual considerou o empreendimento ilegal e além da multa determinou a demolição de 17 casas próximas à lagoa e a recuperação dos aterros e encostas, com o plantio de árvores nativas. O secretário de Meio Ambiente de Resende, Wilson Moura, lembra que a autorização para o loteamento foi dada pela administração municipal anterior. “Jamais se poderia autorizar lotes e casas naquela área”, afirma. Ele diz que a abertura de um escritório da Serla no município, em 2003, agilizou o trabalho de fiscalização da Prefeitura, que passou a impedir novas construções no Mirante da Agulha e em outras áreas que enfrentam problemas semelhantes devido à especulação imobiliária. Estão em elaboração projetos de melhoria ambiental e reurbanização paisagística da lagoa, e de instalação de uma nova rede coletora de esgoto. Mas o secretário não demonstra otimismo sobre o desfecho do caso Merisa: “Tenho minhas dúvidas quanto ao resultado dessa ação. A empresa certamente vai recorrer”.

O ex-chefe da Serla regional em Resende, André Pinhel, hoje ocupa a Diretoria de Recursos Hídricos da estatal. O que certamente contribuiu para que o loteamento da Lagoa do Mirante fosse escolhido para inaugurar a nova força-tarefa da Serla, que vai vistoriar mais oito pontos críticos de agressão aos recursos hídricos no estado do Rio até dezembro. Três deles já foram divulgados: no dia 20 de novembro, serão fiscalizadas as lagoas da Barra e Jacarepaguá, em 1° de dezembro, a bacia do Rio São João, e no dia 3 a região do entorno do município de Sana, onde há várias nascentes.

  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.