O ser humano é um eterno insatisfeito. Quem diria que há gente capaz de criticar os carros híbridos, que com seus motores que funcionam à base de eletricidade em baixa velocidade, contribuem para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Mas tem, segundo reportagem do The Independent. Deficientes visuais e ciclistas, pelo menos na Inglaterra, dizem que o silêncio dos híbridos quando funcionam com bateria nas cidades é um perigo, porque torna o sentido que mais os ajuda a identificar que um veículo está próximo, a audição, inútil. Em resumo, sentem falta da poluição sonora. A Lotus, que construiu sua fama nas pistas de Fórmula–1 e hoje vive de fabricar carros quase artesanais, decidiu diante dos protestos devolver ao seu híbrido, a capacidade fazer barulho. O sistema, como mostra o vídeo abaixo, é simples: quando o carro está funcionando na bateria, ela liga automáticamente um sistema de alto falantes que emitem som de motor à combustão.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Caçadores são presos em flagrante no Parque Nacional da Tijuca
Os dois caçadores estavam dentro do parque na noite de quarta com cães de caça e uma paca já abatida. Soma das multas é de R$ 40 mil e pena pode chegar a três anos →
Caminhos do Pampa: uma trilha, múltiplos desafios e possibilidades
No coração do Pampa, no Rio Grande do Sul, a trilha de longo curso surge como ferramenta de conectividade e oportunidade de valorização do bioma e seus atributos ambientais e culturais →
Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo A
Grupo de estreia do mundial conta com México, África do Sul, Tchéquia e Coreia do Sul. Assim como no futebol, a disputa entre estes países está em aberto na Copa das Áreas Protegidas →
