Salada Verde

Híbrido da Lotus fará barulho

Famosa pelo currículo na Fórmula-1, a Lotus vai botar seu híbrido para fazer barulho quando o motor rodar na eletricidade. Os cegos e ciclistas acham o silêncio do carro um perigo.

Salada Verde ·
7 de agosto de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O ser humano é um eterno insatisfeito. Quem diria que há gente capaz de criticar os carros híbridos, que com seus motores que funcionam à base de eletricidade em baixa velocidade, contribuem para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Mas tem, segundo reportagem do The Independent. Deficientes visuais e ciclistas, pelo menos na Inglaterra, dizem que o silêncio dos híbridos quando funcionam com bateria nas cidades é um perigo,  porque torna o sentido que mais os ajuda a identificar que um veículo está próximo, a audição, inútil. Em resumo, sentem falta da poluição sonora. A Lotus, que construiu sua fama nas pistas de Fórmula–1 e hoje vive de fabricar carros quase artesanais, decidiu diante dos protestos devolver ao seu híbrido, a capacidade fazer barulho. O sistema, como mostra o vídeo abaixo, é simples: quando o carro está funcionando na bateria, ela liga automáticamente um sistema de alto falantes que emitem som de motor à combustão.

Leia as outras notas da Salada Verde.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
24 de julho de 2026

Caminhoneiros autônomos reclamam de dificuldade na aquisição de veículos menos poluentes

Relatos mostram que em três anos de vigência do Proconve P8, Brasil não avançou para transição energética justa no transporte rodoviário de carga

Notícias
24 de julho de 2026

Novo centro no RJ vira marco para restauração da Mata Atlântica

O centro será um espaço de pesquisa, capacitação e um amplificador de boas práticas na recuperação do bioma, promovido pela Associação Mico-Leão-Dourado

Análises
24 de julho de 2026

Enchentes podem espalhar poluentes da mineração de carvão no Rio Grande do Sul

Metais tóxicos e outros contaminantes associados à extração de carvão podem ser transportados por chuvas intensas e enchentes, alcançando áreas distantes das minas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.