O Diário Oficial de Mato Grosso publicou nesta segunda-feira a lei que cria o programa estadual de legalização ambiental rural, o MT Legal. Do jeitinho que os ruralistas gostam. Eles conseguiram convencer o estado a não cobrar multa ao proprietário que voluntariamente aderir ao programa de regularização e se comprometer, por meio de termo de ajustamento de conduta, que vai recuperar áreas de preservação permanente e reservas legais. Conforme O Eco mostou em junho, o município de Lucas do Rio Verde, que adotou programa de regularização com ajuda da ONG The Nature Conservancy e inspirou o MT Legal, defendeu até o fim que a cobrança das multas, mesmo com desconto de até 90%, iria desmobilizar a adesão de proprietários.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Morte de onça em MS faz projeto de lei de 2015 avançar na pauta da Câmara dos Deputados
Caso na BR-262 recoloca em pauta projeto que prevê medidas para reduzir atropelamentos de fauna em rodovias brasileiras; PL será votado no Plenário →
Falta de água, banheiro e peixes pode complicar a conservação
Comunidades enfrentam precariedades e pressões externas enquanto mantêm ambientes e modos de vida tradicionais →
O som que não ouvimos: o zunido da Terra e o que ele revela sobre nossa relação com o mundo
Diferentes hipóteses já tentaram explicar o fenômeno: desde ventiladores industriais até sons emitidos por peixes ou turbulências atmosféricas. Nenhuma delas conseguiu encerrar o debate →
