Salada Verde

Mudança climática de mala e cuia

Presidente das Maldivas anuncia compra de terras em outros países para transferir população diante do aumento do nível dos oceanos, decorrente do aquecimento global.

Salada Verde ·
10 de novembro de 2008 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O governo do arquipélago das Maldivas, no oceano Índico, já começou a procurar novo lugar para se instalar. Por causa dos riscos de aumento do nível dos oceanos acelerados pelo aquecimento global, o primeiro anúncio do novo presidente das 1.200 ilhas e atóis paradisíacos, Mohammed Nasheed, foi sobre seu empenho em arrumar abrigo para os 300 mil habitantes do país. Boa parte do dinheiro arrecadado com turismo internacional vai servir para comprar terras em outros países, e a Índia, Sri Lanka e Austrália estão sendo os destinos mais cotados. A maior parte do arquipélago fica a no máximo um metro e meio acima do nível do mar. “As Maldivas têm que se virar sozinhas agora. O país é uma vítima das mudanças climáticas causadas pelas nações ricas”, discursou o recém empossado presidente de 41 anos, que na Ásia tem sido comparado a Nelson Mandela. A notícia saiu no Guardian, AFP e no australiano The Age.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.