Salada Verde

Cachoeirão pode morrer afogado

Cartão postal do Rio Grande do Sul pode sumir com barragem de pequena central hidrelétrica, para gerar cinco megawatts. Turismo será impactado.

Salada Verde ·
29 de maio de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: ausentesonline.com.br
Foto: ausentesonline.com.br

Projetada para o leito do Rio Silveira, em São José dos Ausentes, uma pequena central hidrelétrica da empresa catarinense Rondinha Geradora de Energia pode acabar com um dos mais belos cartões postais do Rio Grande do Sul, o Cachoeirão dos Rodrigues.

O projeto prevê o alagamento de mata nativa com araucárias, o desvio e o barramento do manancial para gerar 5 Megawatts.

Aqueles cenários já serviram a filmagens de séries de televisão e atraem turistas de todo o Brasil. Por isso a proposta não agrada aos proprietários da Pousada Cachoeirão dos Rodrigues. Ela é procurada por cerca de 60 visitantes a cada mês em busca do atrativo, a menos de 500 metros de suas portas. “Se sair (a barragem), será péssimo para os negócios”, disse Samuel Salibe.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Segundo ele, representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) visitaram a área e “garantiram” que a usina não será licenciada. Conforme a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ainda não foram aprovados os estudos sobre geração de energia no Rio Silveira, elaborados pela Rondinha.

Mais hidrelétricas de pequeno porte estão projetadas para outros dos nove municípios da região dos Campos de cima da Serra, como Jaquirana e Bom Jesus.

Saiba mais:

Pinus versus bois nos campos sulinos

Um Brasil para usar nas férias

O desnível dos rios

Predador à solta no topo da serra gaúcha

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
8 de maio de 2026

Academia Brasileira de Ciências debate futuro dos oceanos e prepara dossiê científico sobre desafios globais

Inspirado pela Década da Ciência Oceânica da ONU, o evento reuniu pesquisadores para discutir mudanças climáticas, governança global e inovações tecnológicas voltadas ao futuro sustentável

Salada Verde
8 de maio de 2026

Turismo em unidades de conservação federais movimenta R$ 40,7 bilhões e reforça pressão por investimentos

Estudo do ICMBio aponta que turismo em áreas protegidas gerou R$ 20,3 bilhões ao PIB e arrecadação superior ao dobro do orçamento do órgão em 2025

Notícias
8 de maio de 2026

MPF pede prioridade máxima para criar Refúgio de Vida Silvestre após atentado na Serra da Chapadinha

Ofícios enviados a órgãos estaduais e federais pedem também a investigação rigorosa do crime e, proteção imediata das vítimas e comunidades tradicionais que vivem na serra

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.