Salada Verde

Cachoeirão pode morrer afogado

Cartão postal do Rio Grande do Sul pode sumir com barragem de pequena central hidrelétrica, para gerar cinco megawatts. Turismo será impactado.

Salada Verde ·
29 de maio de 2009 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: ausentesonline.com.br
Foto: ausentesonline.com.br

Projetada para o leito do Rio Silveira, em São José dos Ausentes, uma pequena central hidrelétrica da empresa catarinense Rondinha Geradora de Energia pode acabar com um dos mais belos cartões postais do Rio Grande do Sul, o Cachoeirão dos Rodrigues.

O projeto prevê o alagamento de mata nativa com araucárias, o desvio e o barramento do manancial para gerar 5 Megawatts.

Aqueles cenários já serviram a filmagens de séries de televisão e atraem turistas de todo o Brasil. Por isso a proposta não agrada aos proprietários da Pousada Cachoeirão dos Rodrigues. Ela é procurada por cerca de 60 visitantes a cada mês em busca do atrativo, a menos de 500 metros de suas portas. “Se sair (a barragem), será péssimo para os negócios”, disse Samuel Salibe.

Segundo ele, representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) visitaram a área e “garantiram” que a usina não será licenciada. Conforme a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ainda não foram aprovados os estudos sobre geração de energia no Rio Silveira, elaborados pela Rondinha.

Mais hidrelétricas de pequeno porte estão projetadas para outros dos nove municípios da região dos Campos de cima da Serra, como Jaquirana e Bom Jesus.

Saiba mais:

Pinus versus bois nos campos sulinos

Um Brasil para usar nas férias

O desnível dos rios

Predador à solta no topo da serra gaúcha

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta