Salada Verde

Araucárias sofrem, ambientalista aplaude

Nem tudo são flores na semana em que será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em carta aberta ao público, o diretor-executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS), Clóvis Borges, relata o drama das florestas araucárias. Segundo o novo Atlas de Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela não-governamental SOS Mata Atlântica, o Paraná perdeu dez mil hectares recheados com pinheirais nos últimos três anos – valor equivalente a um quarto dos fragmentos originais que ainda estavam de pé. Tudo na conta do desmatamento. “O governo do Paraná (chefiado por Roberto Requião) é o principal responsável pelo descontrole crônico que impossibilita a proteção de remanescentes naturais em nosso estado. Divulga-se um esforço de fazer conservação, a partir do plantio de mudas nativas em áreas degradadas, enquanto preciosos remanescentes naturais de campos e florestas são dizimados com a complacência do poder público”, escreveu Borges. Não é o que pensa Mario Mantovani, diretor-geral da SOS Mata Atlântica e um dos responsáveis diretos pelo Atlas. No último dia 27, ele declarou que “o Requião salvou a Lei da Mata Atlântica e tem uma grande virtude: é um cara que enxerga longe e percebeu que proteger o meio ambiente agrega valor”. Ele explica a sua frase ao informar que o Paraná reduziu em 41% o seu desflorestamento do bioma nas três temporadas passadas. Parece ter esquecido que um ecossistema inteiro está à beira da extinção.

Salada Verde ·
4 de junho de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
8 de maio de 2026

Academia Brasileira de Ciências debate futuro dos oceanos e prepara dossiê científico sobre desafios globais

Inspirado pela Década da Ciência Oceânica da ONU, o evento reuniu pesquisadores para discutir mudanças climáticas, governança global e inovações tecnológicas voltadas ao futuro sustentável

Salada Verde
8 de maio de 2026

Turismo em unidades de conservação federais movimenta R$ 40,7 bilhões e reforça pressão por investimentos

Estudo do ICMBio aponta que turismo em áreas protegidas gerou R$ 20,3 bilhões ao PIB e arrecadação superior ao dobro do orçamento do órgão em 2025

Notícias
8 de maio de 2026

MPF pede prioridade máxima para criar Refúgio de Vida Silvestre após atentado na Serra da Chapadinha

Ofícios enviados a órgãos estaduais e federais pedem também a investigação rigorosa do crime e, proteção imediata das vítimas e comunidades tradicionais que vivem na serra

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.