Salada Verde

Novo contrabando, pelo Porto Sul

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) embutiu em uma medida provisória que repassa este ano R$ 1 bilhão ao Fundo de Participação dos Municípios uma emenda destinando recursos ao Porto Sul, na Bahia

Salada Verde ·
18 de setembro de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Espertalhão, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) embutiu em uma medida provisória que repassa este ano R$ 1 bilhão ao Fundo de Participação dos Municípios uma emenda destinando recursos ao Porto Sul, na Bahia. A obra do PAC pode ser construída em área de Mata Atlântica, com enormes prejuízos ambientais e turísticos entre Ilhéus, Uruçuca (Serra Grande), Itacaré, Maraú e Camamu, inclusive eliminando empregos no setor. Para viabilizar a obra, o Governo da Bahia, do PT, decretou como de utilidade pública 1.780 hectares da APA da Lagoa Encantada. A denúncia de nova tentativa de contrabando coube ao deputado Sarney Filho (PV/MA), que pediu a remoção da emenda.

Em julho, o deputado Sandro Mabel (PR/GO) também tentou usar de contrabando para dispensar de licenciamento obras do PAC na Amazônia, como o asfaltamento da BR-319.

*Foto de Destaque: O relator-geral do Orçamento, Romero Jucá (PMDB-RR). Foto: José Cruz/ABr.

 

Leia Também
Um monstro marinho nas praias da Bahia
Porto instantâneo

Leia também

Reportagens
5 de maio de 2008

Porto instantâneo

Governo da Bahia quer construir terceiro maior porto do país a toque de caixa em área de preservação ambiental. Investimento visa escoamento de soja e minério de ferro.

Colunas
30 de abril de 2008

Um monstro marinho nas praias da Bahia

O Porto Sul, obra do PAC, ameaça o melhor endereço turístico do litoral baiano. Governo infringe licenciamento e vai desapropriar terreno dentro de área de proteção ambiental

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.