Salada Verde

Centenas de PCHs pela frente

Cerca de 250 pequenas barragens estão em construção no país, exigindo pesados investimentos para gerar 3,7 Gigawatts. Qual o impacto de todas essas obras?

Salada Verde ·
15 de outubro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Aldem Bourscheit

Nos últimos dias chegou até minha mesa o Manual de Transferência de Tecnologia Brasil-Alemanha / Guia Prática sobre Intercâmbio Tecnológico e Inovação. O título enorme se traduz em um apanhado sobre o status de investimentos e mercados para tecnologias sustentáveis nos dois países. Algo em que nosso par europeu está anos luz à frente, diga-se de passagem. No meio das mais de trezentes páginas da publicação organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha e apoio de governos e empresas brasileiras, prefiro destacar um dado sobre Pequenas Centrais Hidrelétricas, as chamadas PCHs. No Brasil elas podem gerar até 30 Megawatts de energia inundando até 13 quilômetros quadrados, afirma a Aneel.  Com grande parte do potencial hidrelétrico nacional já explorado em grandes barragens (sem contar a Amazônia), mostra o documento que a bola da vez são os pequenos barramentos. Este ano, por volta de 250 são construídos no país, exigindo R$ 15 bilhões. A energia adicional esperada dessas obras é da ordem de 3,7 Gigawatts, semelhante a três vezes o projetado na usina de Estreito (MA/TO). No conjunto, os impactos socioambientais de todas essas PCHs não são irrelevantes, mas costumam ser ignorados pela alcunha desse tipo de empreendimento. O Brasil ainda não consegue agir de verdade para diversificar sua matriz geradora de eletricidade.

Saiba mais:
Fina flor da especulação
Maior central hidrelétrica
Por que tanta pressa?
Pato ameaçado por energia limpa
Lontras em risco

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
9 de junho de 2026

A corrida maluca do financiamento climático

Para cada dólar investido na natureza, outros 30 financiam sua destruição. No total, US$ 7,3 trilhões em fluxos financeiros dos setores público e privado têm impacto negativo direto na natureza

Salada Verde
9 de junho de 2026

Casal de ambientalistas de SC recebe prêmio por trabalho pela conservação da Mata Atlântica

1ª edição do Prêmio Miguel Milano de Conservação da Natureza reconhece o legado de Germano Woehl Jr. e Elza Nishimura Woehl, fundadores do Instituto Rã-Bugio, em Santa Catarina

Salada Verde
9 de junho de 2026

Brasileira recebe prêmio da National Geographic por solução que reduz atropelamentos de fauna

A bióloga Fernanda Abra foi premiada após transformar pontes para fauna em referência de conservação nas rodovias da Amazônia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.