Salada Verde

Peripécias do pré-sal

Política se debate, questões técnicas são escanteadas, emendas parlamentares tentam reduzir impactos da poluição.

Salada Verde ·
10 de dezembro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Enquanto a política se debate para ver quem morde mais dos royalties do pré-sal, questões técnicas sérias passam batidas pelas áreas técnicas da Petrobras. Ainda não há solução para a idéia de se reinjetar o gás carbônico (CO2) que virá junto com o óleo desde as profundezas, pois ainda não há compressor no mundo com tal capacidade, sem falar na insuficiência de normas técnicas para extração de matérias-primas em tamanha profundidade e condições ambientais tão severas, a experiência é um desafio em inovação. Mas como dizem pelos corredores da estatal, “deus é brasileiro e trabalha na Petrobras”.

Já do parlamento, proliferam emendas ao texto da lei que regulará o aproveitamento da enorme jazida, plantada em um tipo de formação, dizem alguns geólogos, que se estende de Santa Catarina ao Maranhão. Sarney Filho (PV/MA) viu mais duas delas serem aprovadas pelo plenário da Câmara: uma exige inventário anual das emissões de CO2 na exploração do Pré-Sal, estudos apontam que a concentração do poluente é de 3 a 4 vezes maior do que os poços tradicionais, e outra definido que 3% dos 15% referentes aos royalties que serão pagos pela empresa exploradora de gás e petróleo no pré-sal sejam transferidos a um fundo especial para ações em favor do clima e da proteção do bioma marinho.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
30 de outubro de 2026

Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção

Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →

Análises
30 de outubro de 2026

Proteger a biodiversidade exige conectar territórios

Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →

Salada Verde
30 de outubro de 2026

MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade

Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.