Salada Verde

Menos água na destilação

Tecnologia desenvolvida em mestrado possibilita reaproveitar água antes desperdiçada no ensino de Química.

Salada Verde ·
6 de janeiro de 2010 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O método tradicional joga fora 97 litros de água para se produzir três litros de água destilada. Não fosse um aluno do ensino médio indignado com tamanho desperdício, o professor Paulo César Ramos não teria desenvolvido em seu mestrado na Universidade de Brasília (UnB) uma engenhoca que reutiliza a água desperdiçada pelos destiladores usados em laboratórios escolares. Ele trabalhou com vinte alunos para criar o aparelho, baseado em fundamentos básicos de Química e Física e construído com caixas plásticas, filtros, tubos e pequena bomba d´água. O invento não foi patenteado. Assim, outros professores em todo o Brasil e exterior também podem aproveitá-lo. A água que sobra do processo tem sido usada na rega de plantas. Segundo Ramos, depois do projeto, cinco alunos já conseguiram entrar no ensino superior, quatro deles na UnB. Outro aluno já manifestou o interesse em cursar Química. Um resumo do trabalho pode ser conferido aqui.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
30 de outubro de 2026

Entre o alerta climático e a proteção, há decisões a tomar 

A inundação do Anhangabaú convida a examinar como previsões, infraestrutura e gestão do trânsito se conectam para evitar que pessoas fiquem presas em locais de risco →

Reportagens
29 de outubro de 2026

Vegetação interrompida: levantamento mostra avanço da fragmentação de habitats no Brasil

Mata Atlântica e Cerrado são os biomas com maior número de fragmentos; do outro lado políticas apresentadas na COP17 buscam fomentar corredores ecológicos →

Salada Verde
29 de outubro de 2026

Avaliação da IUCN revela situação crítica de cinco ecorregiões de recifes brasileiros

Ondas de calor marinhas, branqueamento e mortalidade de corais agravam a situação dos recifes brasileiros, segundo levantamento global inédita →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.