Salada Verde

Perigo beneficia conservação

Parques involuntários são áreas onde populações acabaram excluídas por motivos de força maior e a natureza prosperou.

Salada Verde ·
9 de fevereiro de 2010 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Artigo na The Economist fala sobre “parques involuntários”, áreas onde populações humanas acabaram excluídas por “motivo de força maior” e a natureza prospera. Um exemplo bem conhecido é o da Zona Desmitilarizada entre as duas Coréias, que abriga a fauna mais exuberante da península coreana graças às minas terrestres e à beligerância da família kim. Outra está nas ilhas Chagos, que graças à evacuação da população local para a construção de uma base militar abriga hoje alguns dos recifes de coral mais ricos do mundo. Fora da costa norte do Quênia (África), pescadores locais se beneficiam da atividade dos piratas da Somália, que espantaram os barcos de pesca industrial. O artigo conclui que a grande probabilidade de morte súbita e violenta ainda é a forma mais barata de conservação.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
30 de outubro de 2026

Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção

Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →

Análises
30 de outubro de 2026

Proteger a biodiversidade exige conectar territórios

Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →

Salada Verde
30 de outubro de 2026

MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade

Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.