Salada Verde

Buscando origens

Quem aprecia contatos mais diretos e isolados com ambientes naturais precisa se embrenhar cada vez mais no país.

Salada Verde ·
16 de fevereiro de 2010 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
foto: Aldem Bourscheit
foto: Aldem Bourscheit

Urbanização desenfreada, destruição de ambientes naturais, desrespeito à legislação e má gestão de áreas protegidas estão complicando a vida de quem aprecia um contato mais direto com o que resta da natureza brasileira. Em feriado carnavalesco, então, praias e locais de acesso facilitado tornam-se verdadeiros formigueiros, saturados de barulho e lixo. Uma alternativa é se embranhar nos sertões, onde raros boiadeiros tocam pequenos rebanhos, pássaros de todas as cores perambulam faceiros pelas copas das árvores e a eletricidade é um luxo que chega devagarinho, na carona de programas oficias. O rio acima corre em locais remotos da Chapada dos Veadeiros, onde descendentes de escravos fugidos fizeram sua morada, a mais de quatrocentos quilômetros de Brasília. Percorrer essa distância é hoje um preço que se paga para respirar um ar realmente puro, para lembrar como é um rio de água limpa, para descobrir como a noite pode ser escura e cheia de estrelas.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
30 de outubro de 2026

Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção

Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →

Análises
30 de outubro de 2026

Proteger a biodiversidade exige conectar territórios

Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →

Salada Verde
30 de outubro de 2026

MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade

Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.