Salada Verde

Encontro debate liberação da caça às baleias

Maré não está nada mansa na Comissão Internacional da Baleia, que se reúne a partir desta segunda em Agadir, Marrocos

Thiago Camara ·
21 de junho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Começa nesta segunda o encontro que pode definir o destino das baleias nos oceanos do planeta. Em Agadir, Marrocos, a Comissão Internacional da Baleia (CIB) e seus 88 países-membros se reúnem até 25 de junho. Eles vão negociar entre outras coisas, o fim da moratória a caça dos cetáceos para comercialização que está em vigor desde 1986.

Três países estão de olho no comércio milionário por trás da permissão da caça das baleias: Noruega, Islândia e Japão. Essas nações já possuem autorização de realizar a pesca para fins científicos. Mas eles querem mais. O país asiático, inclusive, ameaçou deixar a CIB, caso não haja relaxamento na moratória.

A confusão não para por aí. O governo do Japão foi acusado de chantagear países menores que participam do encontro para que votem a seu favor. O escândalo veio à tona através do jornal britânico “Sunday Times”. O interesse principal dos japoneses é o uso gastronômico da carne das baleias e ainda a utilização de sua cartilagem para indústria de cosméticos.

Baleias na Nova Zelândia
Baleias na Nova Zelândia. Foto: WWF/Divulgação.
Carne de baleia a venda no Japão
Carne de baleia a venda no Japão. Foto: WWF/Divulgação.

Já a Noruega, desde 1993 retomou a caça às baleias. Suas justificativas são os testes clínicos realizados com o óleo do animal utilizado como complemento alimentar e rico em Ômega 3. Por lá, a população entrou na discussão e conseguiu mobilizar outros 120 países do mundo. Uma carta aberta foi assinada por mais de 100 mil pessoas e entregue ao primeiro-ministro do país, Jens Stoltenberg. Os noruegueses tentam evitar que seu país vote a favor da caça comercial e também do direito de pescar uma cota de 6 mil baleias minke nos próximos 10 anos.

ONG’s como WWF e Greenpeace defendem o fim da indústria baleeira para que a espécie se veja livre do fantasma da extinção. Segundo uma pesquisa de opinião do Greenpeace feita em 2006, 69% da população japonesa era contra a caça do animal e somente 5% comiam carne de baleia. No país asiático a organização teve dois de seus ativistas condenados a prisão por denunciarem, em 2008, um esquema de contrabando ilegal de carne de baleia.

A WWF produziu um informativo defendendo as baleias que vivem nas águas da Antártida. Seis pontos são tratados, entre eles a importância da permanência dos cetáceos para a estabilidade da cadeia de um dos mares mais ricos de vida marinha na Terra. E a preocupação vem de longa data. Desde 1938, que o Oceano Austral é reconhecido como santuário de proteção ambiental. A Antártida foi a primeira região a receber esse direito, justamente pelas mãos da Comissão Internacional de Baleia.

Baleia franca na Patagônia argentina (fotos: divulgação WWF)
Baleia franca na Patagônia argentina (fotos: divulgação WWF)

Depois que a proibição global foi imposta à caça comercial de baleias, o número de baleias mortas todo ano caiu de 38.000 para poucos milhares. Mas as perdas são gritantes. Segundo o informativo da WWF, a população da baleia azul da Antártida antes do século XX possuía uma população estimada em 239.000 animais. Neste início de século XXI, a quantidade destas baleias foi reduzida a estimadas 2.300.

O posicionamento do governo brasileiro é de permanência da moratória e deve se manter durante a reunião. Quem também participa do encontro no Marrocos é o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), que tem sua sede na Bahia. Sua presidente, Márcia Engel, está em Agadir e só vê uma saída para o futuro das baleias nas águas do planeta: “seria um retrocesso histórico nestes 24 anos de vigência da moratória internacional. Alguns pontos da proposta são inaceitáveis, como a continuidade da caça no Oceano Austral e as elevadas cotas de capturas de baleias”. (Thiago Camara)

Atalhos
Internacional Whaling Comission
Instituto Baleia Jubarte

Leia também

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Notícias
28 de março de 2024

Justiça Federal determina expulsão de invasores de terra indígena no Pará

A TI Alto Rio Guamá passou por desintrusão em 2023, mas voltou a ser invadida no último domingo; no início do mês, falso juiz reuniu população e mentiu sobre “direito de retorno”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.