Salada Verde

Suspensão de obras em Teles Pires cai em 24h

Presidente do Tribunal Regional Federal anulou decisão anterior que impedia a continuação das obras da construção da hidrelétrica

Redação ((o))eco ·
15 de agosto de 2012 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Vista aérea do canteiro definitivo da usina hidrelétrica Teles Pires, no Mato Grosso. Foto: Divulgação/PAC.

Durou menos de 24h a suspensão das obras na hidrelétrica Teles Pires, que está sendo construída na fronteira entre Mato Grosso e Pará. Ontem de noite, o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, desembargador Mário César Ribeiro, autorizou a retomada das obras, suspendendo decisão tomada na segunda-feira (13).

O desembargador considerou correta uma petição protocolada pela Advocacia-Geral da União, que pedia a manutenção da decisão tomada em abril pelo então presidente do TRF1, desembargador Olindo Menezes.

Em abril, Menezes derrubou posicionamento do juízo Federal de Mato Grosso, que havia suspendido o Licenciamento Ambiental e, em consequência, as obras de implementação da Teles Pires.

O Ministério Público Federal insistiu que havia irregularidades, como a falta de consulta prévia aos povos indígenas que serão afetados pelo projeto. Na segunda-feira, a 5.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região deu ganho de causa ao Ministério Público. O relator considerou o Estudo de Impacto Ambiental da usina “totalmente viciado e nulo de pleno direito, por agredir os princípios constitucionais de ordem pública, da impessoalidade e da moralidade ambiental”. Sem a licença, as obras são paralisadas.

Na decisão tomada ontem, o atual presidente do TRF acolheu os argumentos da AGU e afirmou que o julgamento da Quinta Turma não pode prevalecer sobre os efeitos da decisão anterior.

Mapa interativo com a localização das usinas no rio Teles Pires e desmatamento no entorno.  

 

 

Leia também

Reportagens
24 de abril de 2025

RS ainda vulnerável: reconstrução lenta e ações preventivas adiadas

É necessário acelerar a aplicação de recursos em projetos inovadores para fortalecer o estado frente a novos desastres

Salada Verde
24 de abril de 2025

Lei sobre pagamento de dívidas beneficia ação climática

Para acessar benefícios fiscais concedidos por Governo Federal para quitação de débitos, estados devem investir em adaptação climática

Salada Verde
24 de abril de 2025

Veículos novos deverão seguir normas ambientais mais rígidas

Decreto publicado na última semana impõe requisitos ambientais obrigatórios para comercialização e importação de veículos novos no país, a partir de 1º de junho

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.