Salada Verde

84 leopardos-de-Amur permanecem em selva na China e na Rússia

Armadilhas fotográficas instaladas na região fronteiriça entre os dois países conseguiram identificar o número da população dos animais ameaçados de extinção

Sabrina Rodrigues ·
24 de julho de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Leopardo-de-Amur (Panthera pardus orientalis) na Rússia,no Parque Nacional do Leopardo. Foto: Facebook/Parque Nacional do Leopardo.

Um grupo internacional de cientistas usou armadilhas fotográficas na China e na Rússia e descobriu que na região fronteiriça entre os dois países (da fronteira sul da província de Primorskii na Rússia e na província de Jilin na China) existem apenas 84 leopardos-de-amur (Panthera pardus orientalis). O resultado da pesquisa foi publicado pela revista científica Conservation Letters, em que os pesquisadores reconhecem a importância desse tipo de colaboração, pois fornece uma linha de base a partir da qual trabalhar para salvar o Panthera pardus orientalis da extinção.

Estudos anteriores determinaram que o número de leopardos era de apenas 25, uma vez que a caça por sua pele para a produção de casacos fomentou a perda de seu antigo habitat. Apesar do total “maior do que o esperado”, com 84, o leopardo-de-amur ainda está em uma posição precária. Segundo os cientistas, esse número indica que a população provavelmente tem pouca diversidade genética e, como resultado, um surto de doença ou ameaça pode ser catastrófico. A atual pesquisa durou dois anos e os estudiosos observaram que os leopardos estão se mudando da Rússia para a China, devido ao saturamento do seu habitat.

O Parque Nacional do leopardo, localizado na Rússia, foi um dos locais onde foram instaladas as câmeras fotográficas. O trabalho envolveu cientistas da China, Rússia e Estados Unidos.

Os leopardos-de-amur (Panthera pardus orientalis) é uma subespécie de leopardo e se diferenciam das demais subespécies devido à sua pele e pernas mais grossas e peludas. O número reduzido de sua população alerta os cientistas para o perigo de extinção desses animais que sofrem com a caça ilegal e com a perda de habitat pela construção de estradas e incêndios florestais.

Saiba Mais

Transboundary cooperation improves endangered species

monitoring and conservation actions: A case study of the global

population of Amur leopards

 

Foto: Facebook/Parque Nacional do Leopardo.

 

Leia Também

O que é uma Armadilha Fotográfica

O leopardo-das-neves está numa fria

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
31 de outubro de 2014

O leopardo-das-neves está numa fria

O homem é o único predador deste animal. Caça, perda de habitat e mortes por retaliação são as principais causas do risco de extinção da espécie.

Dicionário Ambiental
6 de abril de 2015

O que é uma Armadilha Fotográfica

Apesar do nome ameaçador, este equipamento é inofensivo e permite monitorar a fauna sem capturá-la, além da chance de produzir belas imagens.

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Paulo diz:

    Parabenizo a politica de conservação da China e Russia, por estas ações de conter a extinção do leopardo de Amur e o tigre siberiano.