Salada Verde

Aprovado projeto que permite construção de linhas de transmissão em Terras Indígenas

Proposta pelo senador Chico Rodrigues (União-RR) tem como objetivo destravar o linhão de Tucuruí, que passa por cima das terras dos Waimiri Atroari

Daniele Bragança ·
4 de maio de 2022 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Por 60 votos a favor e apenas 4 votos contrários, o plenário do Senado aprovou o projeto de lei que transforma linhas de transmissão de energia assunto “de relevante interesse público da União”. O objetivo da proposta é destravar as negociações em torno do linhão de Tucuruí, que passará por dentro das terras do povo Waimiri Atroari. O licenciamento foi alvo de ações na Justiça por ausência de consulta prévia, livre e informada aos donos da terra, como estabelece a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Art. 231 da Constituição Federal. 

Embora na justificativa do projeto a ideia é acelerar o Linhão de Tucuruí, que liga Manaus (AM) e Boa Vista (RR) e passa pelas terras dos Waimiri Atroari – as negociações entre governo e Waimiri Atroari estão avançadas e provavelmente as obras serão feitas ainda este ano –, o projeto é um “libera geral” para todos os linhões em todas as terras indígenas existentes. 

De autoria do senador Chico Rodrigues (União-RR) – que ficou conhecido pelo episódio onde escondeu dinheiro na cueca, durante uma busca da PF, realizada em 2020 –, o projeto será agora apreciado pela Câmara dos Deputados. 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Salada Verde
23 de agosto de 2018

MPF quer que povo Atroari seja consultado sobre linha de transmissão entre Manaus e Boa Vista

Recomendação enviada ao Ibama e à Funai informa também que os órgãos se abstenham de promover qualquer tipo de fracionamento no processo de licenciamento ambiental

Notícias
14 de junho de 2013

Ibama concede licença de operação para o Linhão de Tucuruí

Linhas conectam Manaus e Macapá ao Sistema Interligado Nacional. Elas atravessam 29 municípios em 3 estados e custaram o dobro do previsto.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.