Salada Verde

Coleção botânica do Museu Goeldi está disponível no herbário virtual Reflora

Mais de 57 mil imagens de amostras botânicas da instituição paraense passaram a integrar o herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Daniele Bragança ·
26 de maio de 2020 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Achyranthes aspera L. Herbário de origem: New York Botanical Garden (NY00493775). Reprodução/Reflora.

Mais de 57 mil imagens de amostras botânicas que pertencem ao acervo do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) passaram a integrar o Herbário Virtual Reflora, plataforma lançada em 2013 pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A instituição paraense possui uma dos maiores acervos de amostras botânicas de espécies da Amazônia do país.

As imagens disponibilizadas são de exsicatas, amostras de plantas secas fixadas em cartolinas. Ao todo, o Reflora possui 60 mil amostras do Museu Goeldi, o que representa pouco mais de 20% do acervo.

“É uma enorme satisfação poder disponibilizar esse material, que realça a importância da coleção botânica centenária do Museu Goeldi e o papel das instituições públicas na conservação e disponibilização do conhecimento”, afirmou Ana Luisa Albernaz, diretora do MPEG.

Criado em 1895, o Herbário do Museu Goeldi resguarda parte importante da história do conhecimento sobre a flora amazônica, com diversos tipos nomenclaturas, amplo acervo de coleções de naturalistas pioneiros no estudo da flora regional, além de milhares de amostras coletadas nas últimas décadas.

Disponibilizar o acervo no Herbário Virtual facilita o trabalho do especialista e do público interessado. E é fundamental para o trabalho sobre o conhecimento da flora brasileira e sua variedade. Com as novas amostras, o Reflora chega a mais de 3,7 milhões de imagens disponibilizadas.

 

Leia Também 

Herbário Virtual cria uma rede poderosa

Minha terra tem palmeiras por Harri Lorenzi

Conheça o herbário virtual do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
1 de outubro de 2013

Conheça o herbário virtual do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Ferramenta abriga fotos de alta resolução e informações sobre mais de 420 mil amostras de plantas brasileiras. O acesso é gratuito

Fotografia
23 de novembro de 2004

Minha terra tem palmeiras por Harri Lorenzi

Natural de Corupá, em Santa Catarina, o engenheiro agrônomo Harri Lorenzi, 55 anos, já publicou centenas de trabalhos científicos e 14 livros sobre...

Análises
27 de agosto de 2013

Herbário Virtual cria uma rede poderosa

O Brasil dispõe, hoje, de um banco de dados de textos e imagens que integra 87 herbários e 4 milhões de registros abertos para o público.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.