Salada Verde

Especialistas lançam o Observatório da Governança Ambiental do Brasil

Evento virtual nesta quinta-feira discute alternativas para aprimorar a política ambiental do País

Redação ((o))eco ·
3 de agosto de 2022 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Mais de 40 renomados ambientalistas e especialistas do Brasil e do exterior lançam nesta quinta-feira, dia 4, o Observatório da Governança Ambiental do Brasil (OGAM), nova entidade que terá como objetivo principal influenciar as decisões e aprimorar as políticas do setor.

O Observatório, iniciativa do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), será um mecanismo de controle social multidisciplinar. Participam da iniciativa ambientalistas, juristas, pesquisadores e especialistas em gestão e políticas públicas ambientais do Brasil e do exterior.

A entidade será acompanhada por observadores nacionais e internacionais, entre os quais, Deborah Duprat, ex-subprocuradora geral da República; Bruce Rich, autor de “Foreclosing the Future”; Juan Manuel Velasco, ex-ministro do Meio Ambiente de Buenos Aires; José Augusto Galvão, ex-gerente da Opas/OMS de Washington; Pablo Solon, ex-embaixador da Bolívia na ONU; Philippe Lena, do Institut de Recherche pour le Développement (IRT), da França; o jurista José Rubens Morato Leite, da UFSC; e o ex-ministro de Meio Ambiente do Brasil, José Carlos Carvalho.

Um dos principais focos do OGAM, segundo Carlos Bocuhy, presidente do Proam, será a reestruturação e aprimoramento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), que, “além de ter sido desmontado na gestão do atual governo, precisa ser atualizado ao momento atual dos desafios ambientais, diante das mudanças climáticas”. Dentro do conceito de governança ambiental, diz Bocuhy, “o observatório também abordará o modelo de desenvolvimento econômico visando a transição para um modelo de sustentabilidade ecológica”.

Segundo a bióloga do Instituto Oceanográfico da USP, Yara Schaeffer-Novelli, que também colaborou com a criação do Observatório, “a ciência deve estar presente na construção das propostas de políticas públicas, subsidiando a boa e democrática governança ambiental”.

Movimentos ambientais e ativistas poderão, de forma independente, contribuir de forma efetiva e como elemento de exigência social para o aprimoramento da governança ambiental do Brasil. As sugestões podem ser enviadas até o dia 19 de agosto de 2022 para o e-mail [email protected] com o título “Contribuição para a Governança Ambiental do Brasil”

Para acompanhar o lançamento do OGAM nesta quinta-feira, às 19h, basta entrar no link

Leia também

Notícias
15 de julho de 2022

Eleições 2022 – Candidatos vão receber carta com propostas urgentes para meio ambiente

Documento, desenvolvido pela SOS Mata Atlântica, lista ações que devem ser tomadas pelos próximos governantes e parlamentares para evitar colapso ambiental

Notícias
20 de maio de 2022

Presidenciáveis recebem plano para reverter boiadas ambientais de Bolsonaro

Estratégia ‘Brasil 2045’ propõe medidas para reconstruir política ambiental brasileira e fazer país retomar posição de liderança global em meio ambiente

Análises
11 de abril de 2022

Eleições e Sustentabilidade: reflexões para uma agenda política

A variável “sustentabilidade” se demonstra marginalizada na cena política e, ao mesmo tempo, relevante para compreender boa parte dos principais problemas das sociedades modernas  

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.