Salada Verde

Tropas federais auxiliam agentes de fiscalização no Pará

Força Nacional foi enviada para proteger equipe do ICMBio que sofreu atentado na região de Itaituba. No sábado (03), fiscais combateram exploração ilegal de madeira na Flona de Altamira

Sabrina Rodrigues ·
7 de novembro de 2018 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Força Nacional. Foto: ICMBio/Arquivo.

As tropas da Força Nacional já estão em campo para reforçar a operação de combate ao desmatamento ao longo da BR-163, no Pará, após atentado sofrido pelos agentes do ICMBio, ocorridos no mês passado. No último sábado (3), servidores do instituto realizaram uma operação na Floresta Nacional (Flona) de Altamira após denúncia de exploração ilegal de madeira.

Na primeira ocorrência, os agentes vistoriaram quatro ramais onde havia corte de madeiras nobres, como ipê e jatobá, extraídas ilegalmente da área protegida. Foram encontrados um trator esteira, uma motosserra para corte e retirada de toras e uma caminhonete abandonada no ramal com ferramentas de manutenção do trator.

No mesmo dia, outra ação resultou na destruição de maquinários, cercas e de uma casa que estavam sendo construídas em uma área desmatada ilegalmente dentro de área protegida. Seis pessoas estavam no local instalando cercas com madeira extraída ilegalmente da Floresta Nacional de Altamira. Havia um trator esteira sendo usado para fazer a manutenção do ramal, que estava sendo preparado para receber gado. O pasto tinha quase mil hectares de uma área que foi desmatada e embargada em 2012. Além do pasto, uma casa estava sendo construída, sem autorização.

De acordo com o ICMBio, as ocorrências originaram a lavratura de autos de infração, com apreensão de três motosserras e duas motos. Como não foi possível retirar o maquinário do local e para evitar a continuidade da infração ambiental, os agentes realizaram a destruição dos maquinários e casa.

Relembre o caso do atentado

No dia 19 de outubro, agentes de fiscalização do ICMBio partipavam de uma operação de combate ao desmatamento no interior da Floresta Nacional Itaituba 2, no município de Trairão, no Pará, quando foram ameaçados por moradores, que queimaram uma ponte para evitar a passagem dos servidores e dispararam tiros para assustar a equipe.

Além do atentado contra os agentes do ICMBio, o Ibama também havia virado alvo de outra ação violenta, dessa vez, em Buritis (RO), onde três veículos do órgão que participam da operação Pugnare 14, foram incendiados. Um homem foi preso em flagrante. Edmar dos Santos Lima usou um galão de gasolina para atacar os veículos, quando as equipes se preparavam para iniciar uma fiscalização.

Os atentados contra os agentes motivaram uma reunião realizada entre o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, e o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, que decidiram mandar tropas militares federais à região da BR-163, para auxiliarem os servidores. Os agentes federais ficarão na região por seis meses.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMBio.

 

Leia Também

Força Nacional dará apoio nas ações de fiscalização do ICMBio

Homem é preso após atear fogo em carros do Ibama em Rondônia

Prédios do Ibama e ICMBio são atacados no Amazonas

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
27 de outubro de 2017

Prédios do Ibama e ICMBio são atacados no Amazonas

Ataques foram reação a uma operação contra o garimpo ilegal no Rio Madeira, em Humaitá (AM). Prédios do Ibama e do ICMBio foram incendiados

Notícias
21 de outubro de 2018

Homem é preso após atear fogo em carros do Ibama em Rondônia

O fogo atingiu três das dez viaturas usadas em operação contra desmatamento ilegal Pugnare 14. Ibama pediu reforço da Polícia Militar de Rondônia e da Força Nacional

Notícias
24 de outubro de 2018

Força Nacional dará apoio nas ações de fiscalização do ICMBio

Agentes obedecerão ao planejamento feito pelo Ministério da Segurança. Reforço ocorreu após ataque a uma equipe de fiscalização, incidente que aconteceu na última sexta-feira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.