Notícias

Tragédia ecológica

O ciclone Nargis, que destruiu parte de Mianmar há duas semanas, também terá um impacto devastador sobre a fauna e flora do sul do país, considerado o de maior biodiversidade do Sudeste Asiático, alertam grupos conservacionistas. Para se ter uma idéia do tamanho do problema, basta dar uma olhada no que o Nargis fez na região do delta do rio Irrawaddy, a mais atingida pelo ciclone e também morada de dezenas de espécies em perigo de extinção, como o golfinho de água doce. Também são esperados grandes impactos nas florestas do entorno do epicentro do desastre, já que, em breve, aumentará a demanda de matérias-primas para os trabalhos de reconstrução. Os impactos são tão grandes que alguns pesquisadores já comparam a tragédia ecológica ocorrida em Mianmar com a verificada depois do tsunami em 2004, que dizimou comunidades de tigres e elefantes. A notícia é da agência EFE e foi reproduzida pela Folha Online.

Redação ((o))eco ·
16 de maio de 2008 · 18 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
5 de maio de 2026

Organizações cobram reparação por impactos de Belo Monte após dez anos

Entidades divulgam carta aberta com críticas à operação da usina e cobram resposta do Estado brasileiro; Hidrelétrica no Xingu ainda impacta região

50209430197_2218f75ebf_o
Notícias
5 de maio de 2026

Maioria do desmatamento no Brasil ocorreu sem autorização, aponta análise

Levantamento indica que 86% da área desmatada entre 2009 e 2024 não tinha licença ambiental; Em 15 anos, 22,8 milhões de hectares foram desmatados sem autorização

Colunas
5 de maio de 2026

As palavras convencem, o exemplo arrasta: O espírito de Santa Marta e o futuro pós-fóssil

Alguns países decidiram apontar alternativas para o mundo se livrar da dependência aos combustíveis fósseis. Veremos se esse primeiro empurrão será suficiente para tirar o mundo do estado de inércia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.