Notícias

Calor no gelo do Ártico

Pela primeira vez, os cientistas se mostram realmente apavorados com os efeitos do aquecimento global no Ártico. É verdade que a camada de gelo da região derreteu em níveis elevados durante os últimos vinte anos, mas apenas agora surgiu uma prova inequívoca de que as temperaturas estão crescendo por lá em velocidade recorde. De acordo com estudo do Centro Nacional de Gelo e Neve dos Estados Unidos (NSICD, em inglês), esse fenômeno chegou com cerca de 15 primaveras de antecedência. Caso o acréscimo continue, o Pólo Norte poderá se ver totalmente livre de água em estado sólido no verão de 2020, meio século antes do previsto. A notícia é do britânico The Independent.

Redação ((o))eco ·
17 de dezembro de 2008 · 17 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
10 de junho de 2026

“A água conecta todos os seres vivos do planeta”, reforça Paul Watson

Em palestra de encerramento da UCBIO, ativista ambiental destacou como o oceano e todos os seus seres estão no centro da vida no planeta

Notícias
10 de junho de 2026

Florestas sem destino definido sustentam rios voadores na Amazônia, aponta estudo

Estudo aponta que florestas públicas sem destinação são fundamentais para à segurança hídrica na Amazônia e nos Andes

Análises
10 de junho de 2026

Mutirão 2: o inimigo não é outro

Por um errante minuto, a qualidade da imaginação do cinema carioca me faz desejar que o setor climático aprenda a mobilizar a opinião pública com o marketing do setor de segurança

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.