Salada Verde

((o))eco se junta a 20 veículos em aliança inédita de cobertura na COP30

A Casa do Jornalismo Socioambiental será hub de produção e compartilhamento de conteúdo sobre a COP30. O espaço também terá programação voltada para oficinas e debates

Redação ((o))eco ·
5 de novembro de 2025
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Antes do início da COP30, marcada para 10 a 21 de novembro, Belém recebe uma iniciativa inédita: a Casa do Jornalismo Socioambiental. O espaço funcionará como base central para jornalistas de todo o país e oferecerá programação voltada a profissionais da comunicação e à sociedade civil, com oficinas, painéis, debates e lançamentos de relatórios e ferramentas. As atividades começaram nesta segunda-feira (3).

O ((o))eco integra o grupo de 21 veículos que participarão da cobertura colaborativa, que compartilhará conteúdo antes, durante e após a COP30. Entre os parceiros estão InfoAmazonia, #Colabora, Envolverde, Eco Nordeste, Amazônia Vox, Associação de Jornalismo Digital (Ajor), além de agências e veículos independentes como Agência Pública, Nexo, Repórter Brasil e Voz da Terra.

Segundo os organizadores, a iniciativa busca fortalecer a cobertura socioambiental, criar parcerias jornalísticas e ampliar a diversidade de perspectivas. “A casa do jornalismo socioambiental na Cop30 demonstra a importância desse tipo de iniciativa e como o jornalismo independente e colaborativo tem um lugar de destaque para fortalecer o ecossistema de informação tão necessário como esse”, afirma Marcio Isensee, diretor de Conteúdo do ((o))Eco.

Alcance nacional e internacional

O projeto terá alcance internacional, com mais de 70 reportagens traduzidas para inglês e espanhol, disponibilizadas por agências parceiras e para a Rede Cidadã InfoAmazonia, coalizão de 25 organizações de jornalismo em nove estados amazônicos.

O financiamento é da Climate and Land Use Alliance (CLUA), com apoio da Fundação Itaú, Instituto Clima e Sociedade (iCS) e diversas organizações nacionais e internacionais ligadas a meio ambiente e comunicação.

Programação

Ao longo do mês, a Casa contará com oficinas, painéis, debates e outras atividades sobre jornalismo e temas socioambientais, além de lançamentos de relatórios, ferramentas e outros produtos para a imprensa e a sociedade civil. 

Entre as novidades da cobertura está um feed em tempo real, reunindo atualizações minuto a minuto sobre eventos oficiais e paralelos da COP30, com conteúdo multimídia produzido por mais de 30 repórteres, incluindo os do ((o))eco. A plataforma será incorporada nos sites de todos os veículos parceiros, oferecendo aos leitores notícias com profundidade, contexto e pluralidade de vozes, fortalecendo a cobertura colaborativa da conferência. A programação pode ser conferida aqui.

Leia também

Fotografia
26 de janeiro de 2026

Voo livre: o colorido das araras-canindé retorna ao Rio

Extinta no estado há mais de 200 anos, aves ganharam uma segunda chance de colorir as florestas fluminenses com reintrodução no Parque Nacional da Tijuca

Colunas
26 de janeiro de 2026

O gavião Farialimer e as aves do antropoceno paulistano

A saga do gavião-asa-de-telha, da extinção à vida na metrópole, e seus vizinhos na paulicéia

Notícias
26 de janeiro de 2026

Unidades de conservação da Amazônia registram menor desmatamento desde 2014

Dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon e referem-se ao ano de 2025. UCs respondem por 6% do total desmatado no bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.