Salada Verde

Explosão da agropecuária

Comunicados do governo informam que produção de grãos e carnes deve crescer 37% na próxima década, principalmente no Mato Grosso. Mais pressão sobre ambientes naturais.

Salada Verde ·
4 de março de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Três relises distribuídos hoje pelo governo indicam a voracidade do setor agropecuário em devorar ainda mais espaços no país. Conforme avaliação do Ministério da Agricultura, a produção de soja, óleo de soja, carne de frango, açúcar, etanol, algodão e celulose têm enorme pontencial para crescimento na próxima década. De forma geral, a produção de grãos e carnes pode crescer 37% no período, com base em ganhos de produtividade, ou seja, mais acréscimo na produção do que de na área plantada, aposta o órgão oficial.

Mas por exemplo, no Mato Grosso, tradicional líder em perdas de florestas amazônicas e de Cerrado, a produção de milho e soja deverá crescer  94,3% e 55,6%, respectivamente. Na safra 2008/2009, o cultivo de milho no estado foi de 8, 08 milhões de toneladas e passará, até 2020, para 17,7 milhões de toneladas. A soja sairá de 17,9 milhões de toneladas para 27, 9 milhões de toneladas. Enquanto a área com soja deverá ocupar mais 2,46 milhões de hectares, quase metade da expansão do cultivo da commodity no Brasil, que deverá crescer cinco milhões de hectares em dez anos.

As projeções regionais para aumento de produção e de área plantada também indicam: o arroz no Rio Grande do Sul; milho em Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais; soja em Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná; trigo, no Paraná e Rio Grande do Sul; e cana-de-açúcar em São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás.

A produção de carnes (boi, porco, frango) também não fica devendo nos cálculos governistas, que apontam um suprimento de 44,5% do mercado mundial com o item brasileiro até o fim da próxima década.

Os embarques de etanol têm estimativa de crescimento de 222,9%, passando de 4,6 bilhões de litros, na safra 2008/2009, para 15,1 bilhões de litros, no período 2019/2020. Também devem apresentar expressivo aumento nas exportações de algodão (91,6%), leite (84,3%), carne bovina (82,8%), milho (80,3%), carne de frango (71,5%) e óleo de soja (52,8 %).

Leia também

Notícias
3 de julho de 2024

Mais sustentabilidade e menos juros: a aposta do novo Plano Safra

Anúncio do Plano Safra 2024/2025 renova incentivo aos produtores rurais que adotem sistemas sustentáveis, com redução de juros, e amplia investimento na agricultura familiar

Notícias
3 de julho de 2024

Governo ingressou no STJ contra greve ambiental horas antes de ministra prometer renegociar

Ação da Advocacia-Geral da União foi protocolada no STJ às 9:29 de terça; ministra Esther Dweck prometeu, no início da tarde do mesmo dia, reabrir negociações com servidores

Salada Verde
3 de julho de 2024

Governo federal anuncia concursos para a área ambiental com total de 200 vagas

Serão 180 vagas para o ICMBio e 20 para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro; concurso com 260 vagas para o Ibama também está previsto, mas ainda não foi autorizado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.