Notícias

Código Florestal vai a plenário nessa quarta-feira

Reunião entre os relatores e os líderes partidários definiram a data da votação. A matéria está tramitando em regime de urgência.

Daniele Bragança ·
29 de novembro de 2011 · 12 anos atrás
Os relatores junto com o presidente do Senado, José Sarney: proposta é resultado de um acordo possível
Os relatores junto com o presidente do Senado, José Sarney: proposta é resultado de um acordo possível
Os líderes partidários fecharam um acordo essa manhã (29) com o presidente do Senado, José Sarney, para que a votação do projeto que altera o Código Florestal seja feita nesta quarta-feira (30). A matéria está tramitando em regime de urgência.

Segundo a Agência Senado, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) explicou que o acordo feito essa manhã se refere ao procedimento para votação e não ao mérito do texto em exame, de autoria do senador Jorge Viana (PT-AC).

“Ainda existem pontos pendentes, ainda existem destaques, mas há consenso sobre a maioria do texto e esperamos que seja uma votação rápida”,  disse.

Minutos antes de começar a reunião com os líderes, tanto o relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente (CMA), Jorge Viana (PT-AC), quanto o senador Luiz Henrique, relator da matéria em outras três comissões, afirmaram que a proposta é fruto de um intenso diálogo entre os senadores e setores da sociedade civil.

“Essa matéria é suprapartidária. Não é a proposta dos meus sonhos, mas é uma proposta boa para o Brasil”, afirmou Viana. “Realizamos dezenas de audiências no Senado e em todo o Brasil para discutir o Código Florestal. Ouvimos também o governo e recolhemos o pensamento médio dos brasileiros sobre o assunto”, argumentou Luiz Henrique.

Até o presidente do Senado, José Sarney, bateu na tecla de que o projeto pode não ser o ideal, mas é o “possível”. “Acho que é um trabalho excepcional desta Casa. A política é a arte do possível e esse projeto é justamente a capacidade de harmonizar os conflitos”, disse Sarney.

Depois da votação de amanhã o projeto deverá retornar à Câmara, já que foi modificado pelos senadores.

*Com informações da Agência Senado


  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
30 de abril de 2024

Ambientalistas acusam multinacional japonesa de lobby contra a criação do Parna do Albardão

A denúncia foi levada ao MPF no Rio Grande do Sul com pedido de providências. Empresa de energias renováveis nega acusações e afirma não ser contra a proteção ambiental da área

Notícias
30 de abril de 2024

Plásticos são encontrados em corpos de botos-cinzas mortos

Estudo identifica microplásticos em todas as doze amostras de botos-cinzas mortos encontrados no Espírito Santo. Um resíduo de 19,22 cm foi retirado de um deles

Reportagens
30 de abril de 2024

Para salvar baleias, socorristas de México e EUA arriscam a própria vida

Registros de baleias presas em equipamentos de pesca estão crescendo na costa oeste do México, no Atlântico Norte e no resto do mundo — assim como os esforços para libertá-las

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.