![]() |
A repercussão negativa do empreendimento Out of Africa Brasil (OOAB) − que pretende transformar o Jalapão em um safari africano − fez o governo de Tocantins recuar e afirmar, por meio de nota, que “não vê viabilidade na implementação do projeto”.
O projeto Out of Africa Brasil estava sendo analisado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), responsável pelos licenciamentos ambientais no estado. O seu presidente, Alexandre Tadeu, chegou a dar declaração pública em favor do empreendimento.
Ontem, porém, em nota divulgada no portal T1 de notícias, a Secretaria de Comunicação do governo de Tocantins informou a mudança de posicionamento: “Apenas pela rejeição provocada nos meios ambientas federais e pela própria sociedade, o Governo não vê viabilidade na implementação do referido projeto como ele foi aventado” afirma.
Para relembrar, o Out of Africa Brasil pretende colocar 400 animais da savana africana livres numa área de 100 mil hectares de Cerrado. A repercussão veio na hora. Em ((o)) eco, a matéria de Leilane Marinho ficou, em poucas horas, no primeiro lugar das mais lidas da semana. No twitter, a hastag #leãonojalapãonão! foi criada para protestar contra o empreendimento. Um abaixo assinado online contra a proposta também já feito, com 1775 assinaturas recolhidas até o fechamento desta nota.
A nota do governo de Tocantins termina com um pedido para que os empreendedores internacionais mantenham a disposição de investir no estado, em projetos “viáveis e em consonância com a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente”.
Leia também

Marina Silva deve sair da Rede e disputar Senado por SP, diz UOL
Briga interna com Heloísa Helena motiva especulação sobre saída da ministra do partido que fundou. Ministra tem sido sondadas por PT, PSOL e PSB →

TFFF – A aposta do Brasil para salvar as florestas tropicais
((o))eco responde 10 perguntas sobre o novo mecanismo financeiro para manter florestas em pé; dispositivo é finalista em prêmio liderado pelo Príncipe William →

Estudo revela como felinos brasileiros reagem às mudanças humanas no meio ambiente
Pesquisa da UNESP mostra que espécies de felinos selvagens respondem de formas distintas à presença de estradas e áreas agrícolas no Brasil →