Notícias

Mineração liberada em serra que emoldura obras de Aleijadinho

Câmara Municipal aprova projeto de lei que define os limites do tombamento da Serra de Casa de Pedra e permite a exploração mineral por 3 anos.

Redação ((o))eco ·
20 de dezembro de 2012 · 13 anos atrás
Acima, imagem do Morro do Engenho. Mineração afetará Serra da Casa de Pedra, que além da beleza cênica, abastece cerca de 70% das casas de Congonhas. Foto: ALMG
Acima, imagem do Morro do Engenho. Mineração afetará Serra da Casa de Pedra, que além da beleza cênica, abastece cerca de 70% das casas de Congonhas. Foto: ALMG

Com apoio de ampla maioria dos vereadores, a Câmara dos Vereadores de Congonhas (MG) aprovou na noite desta terça-feira o Projeto de Lei 027/2008, que define os limites do tombamento da Serra da Casa de Pedra. Não teria sido nada demais se o projeto não tivesse uma subemenda que permitisse que empresas de mineração realizem pesquisas e sondagens geológicas por 3 anos em uma área que integra a serra: o Morro do Engenho.

A emenda anula o tombamento da Serra de Casa de Pedra.  Área emoldura a Basílica de Bom Jesus do Matosinho, onde estão os 12 profetas esculpidos por Aleijadinho. A lei 2.694/2007 tombou a Serra de Casa de Pedra e indicava que um novo projeto indicaria os limites do tombamento. Indicou, mas com uma subemenda que pode colocar em risco a própria Serra de Casa Pedra.

Se o projeto, que foi encaminhado para o prefeito for sancionado, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) que tem projeto de expansão de exploração mineral no município, poderá realizar estudos geológicos no Morro do Engenho, cujo potencial mineral é considerado fundamental para os planos de expansão da empresa.

Segundo informações do portal de notícias Fato Real, o vereador Advar Geraldo Barbosa (PSDB), autor da subemenda, afirmou que a proposta foi feita em concordância com a CSN e a participação do atual e do futuro prefeito.

A Serra de Casa de Pedra não é importante para a região apenas pelas suas belezas naturais. Mais da metade da água consumida na cidade mineira de Congonhas vem da Serra.


Visualizar Serra da Casa de Pedra e os Profetas do Aleijadinho em um mapa maior

Leia também

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Governo suspende licitação de dragagem no Tapajós após mobilizações indígenas em Santarém

Após protestos em Santarém, governo suspende pregão de dragagem e promete consulta a povos indígenas do Tapajós

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Fotógrafo brasileiro vence prêmio internacional com ensaio sobre água e identidade

João Alberes, de 23 anos, conquista espaço no ambiente da fotografia documental, e projeta o agreste pernambucano como território de produção artística contemporânea

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Pela 1ª vez, ICMBio flagra onça pintada caçando em unidade do Acre

Registro foi feito às margens do Rio Acre, em uma das áreas mais protegidas da Amazônia. Onça tentava predar um porco-do-mato perto da base do Instituto

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.