Notícias

Juiz paralisa consolidação do Parque do Tumucumaque

Justiça determina realização de novas audiências públicas nos municípios abarcados pelo parque, criado em 2002. Governo não se manifestou.

Daniele Bragança ·
20 de maio de 2013 · 12 anos atrás
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (acima), o maior parque do país, seu tamanho supera a área do estado do Alagoas. Foto: Divulgação PNMT.
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (acima), o maior parque do país, seu tamanho supera a área do estado do Alagoas. Foto: Divulgação PNMT.

A Justiça Federal acatou parcialmente liminar pedindo a derrubada do decreto de criação do Parque Nacional Montanhas de Tumucumaque, localizado entre o Amapá e Pará, e determinou a realização de novas audiências públicas nos 5 municípios que o Tumucumaque abarca. O decreto não foi derrubado, mas a  União terá um prazo de no máximo 1 ano, contado a partir desse mês, para a realização de novas consultas públicas. A decisão é assinada pelo Juiz Federal João Bosco Costa Soares da Silva, da 2ª Vara Federal do Amapá.

A consultoria jurídica do Ministério do Meio Ambiente não recebeu a decisão da Justiça, expedida no último dia 13 de maio, e por isso não comentou o assunto.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que gere a unidade de conservação, comunicou, através de nota divulgada pela assessoria de imprensa, que a Procuradoria Federal Especializada (PFE) não recebeu comunicado oficial sobre a decisão e aguarda eventual intimação para se manifestar..

A primeira consulta deverá ser feita em setembro desse ano. Serão realizadas 2 consultas em cada um dos 5 municípios (Oiapoque, Calçoene, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Laranjal do Jari) que o Parque Nacional abarca. De acordo com o argumento da ação movida contra o Parque, na época da sua criação, as audiências ocorreram em apenas 3 dos 5 municípios onde ele está localizado.

A decisão judicial resulta de uma ação popular com pedido de liminar proposta pelo engenheiro florestal Laércio Aires dos Santos, ex-vereador de Macapá, determinando a anulação do Decreto Presidencial de 22 de agosto de 2002, que criou o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é a maior área protegida em faixa tropical do mundo, com 38.670 quilômetros quadrados, área superior ao estado do Alagoas, que tem 27,778, 551 km².

Neste mês, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) comandou uma expedição no Parque com o objetivo de mapear os seus atrativos turísticos.

Em setembro de 2011, o então colunista de ((o)) eco, Pedro da Cunha Menezes, visitou o parque é relatou as dificuldades que os seus 4 analistas ambientais passam para gerir uma área do tamanho de países.


  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
16 de maio de 2025

Petroleiras aproveitam disputas entre indígenas e ocupam papel de Estado enquanto exploram territórios no Equador

Nos últimos 30 anos, as três empresas que operaram o bloco 10 adotaram estratégias para fragmentar as comunidades e torná-las dependentes de suas atividades. Mas organizações indígenas resistem a essa pressão

Notícias
16 de maio de 2025

Desmatamento em Unidades de Conservação cai 42,5% em 2024

Número é do Relatório Anual do Desmatamento no Brasil, feito pelo MapBiomas. Em Terras Indígenas, a redução foi de 24% no ano passado, em comparação com 2023

Salada Verde
16 de maio de 2025

Deputado quer colocar parques nacionais de volta à lista de concessões do governo

Decreto legislativo tenta suspender norma que retirou 17 parques e duas florestas nacionais de programa de desestatização. Lençóis Maranhenses e Jericoacoara estão na lista

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.