Ao se observar as imagens de satélite indicando desmatamento na Amazônia e o mapa das reservas indígenas demarcadas é possível verificar relação direta entre a preservação do meio ambiente e a proteção de direitos sociais dos povos originários da América do Sul. Na visualização abaixo, da plataforma Infoamazonia, os territórios indígenas estão em laranja, e as áreas desmatadas em amarelo e vermelho. Use o cursor para aproximar e navegar pela visualização ou clique aqui para abrir o mapa em uma janela maior.
Na semana do Dia do Índio, além de apresentar a visualização, ((o)) eco Data também organizou um infográfico com os principais povos indígenas do Brasil. A visualização abaixo foi feita a partir da base de dados do Instituto Socioambiental, que reúne levantamentos públicos e diferentes censos populacionais. Acesse o site do ISA para saber mais sobre cada um dos povos citados.
Baixe um arquivo Excel com a tabela completa do levantamento feito a partir dos dados reunidos pelo ISA em abril de 2014.
Leia também:
Terras Indígenas demarcadas ajudam a frear desmatamento
As terras indígenas do Brasil vistas do espaço
Estrada na Colômbia corta reserva e sonhos indígenas
Leia também
Entrando no Clima#41 – COP29: O jogo só acaba quando termina
A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar. →
Supremo garante a proteção de manguezais no país todo
Decisão do STF proíbe criação de camarão em manguezais, ecossistemas de rica biodiversidade, berçários de variadas espécies e que estocam grandes quantidades de carbono →
A Floresta vista da favela
Turismo de base comunitária nas favelas do Guararapes e Cerro-Corá, no Rio de Janeiro, mostra a relação direta dos moradores com a Floresta da Tijuca →