De Rafic Farah
Diretor conselheiro da Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Caro Sr. Marcos
Estimar quanto esse novo porto irá incrementar em mão de obra, e impostos, seria fundamental neste instante. E fazermos a velha pergunta: por quê não beneficiamos nós mesmos esse minério?
Muito bem, se vão vencer essa batalha e, de fato construir esse terminal, qual acontrapartida ambiental ? Criar empregos não é contrapartida, afinal, qualquer fábrica precisa de mão de obra. Tão pouco a preservação de alguns hectares de mata. Isto o governo faz e, a sociedade civil pode.
Tudo indica que, o turismo e, eco-turismo, têm qualificado o povo da região. Vertem impostos e, vertem o dinheiro diretamente à mão dos assalariados. E nem de leve, começou. A Bahia ainda está sendo descoberta.
O porto de Santos, emprega 1.200 trabalhadores. Se plenamente automatizado, empregaria menos e baratearia a operação. Então esse porto do ferro, que não passa de um ferro-duto, não irá, como pensam, empregar mais que centena de pessoas. Apenas UM dos hotéis da região, emprega 500 pessoas.
Obrigado pela atenção.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo L
Na competição mundial a Inglaterra é uma das favoritas, mas e na conservação? Qual seleção do grupo levantaria a taça? →
Última geleira da Indonésia pode desaparecer ainda em 2026
Relatório da OMM alerta para aquecimento no Pacífico Sudoeste; gelo em Puncak Jaya caiu para 2% da área de 1988 →
Atobá preso a pote plástico é resgatado no litoral norte de São Paulo
O animal foi encontrado preso a um pote plástico de sorvete na Praia do Engenho, em Ubatuba, nesta quarta-feira. Ave recebeu cuidados e segue em observação →

