Notícias

Pandas gigantes serão transportados da China para o Canadá

Operação faz parte de acordo entre os 2 países para conservação da espécie. Er Shun e Da Mao viverão 5 anos no Zoológico de Toronto.

Redação ((o))eco ·
5 de março de 2013 · 11 anos atrás
Panda gigante do Zoológico de Memphis - de lá que sairão parte dos bambus que alimentarão os novos moradores do Zoo de Toronto. Foto: wikimedia
Panda gigante do Zoológico de Memphis – de lá que sairão parte dos bambus que alimentarão os novos moradores do Zoo de Toronto. Foto: wikimedia

Uma operação digna de guerra está sendo montada para levar dois pandas adultos, da China para o Canadá. A mudança acontecerá no segundo trimestre do ano e ficará a cargo da empresa FedEx Express, que fará o transporte aéreo e terrestre dos dois animais para viver no Zoológico de Toronto. Essa é a 6ª vez em que a empresa faz transporte intercontinental carregando pandas.

A mudança para o Canadá é resultado de um acordo de preservação assinado entre Canadá e China. Os dois ursos-pandas — Er Shun, uma fêmea panda de cinco anos, e Da Mao, um macho de quatro anos — viverão 5 anos no Zoológico de Toronto e depois serão transferidos para o Zoológico de Calgary, também no Canadá, onde viverão mais 5 anos.

O Zoológico de Memphis, nos EUA, terá papel de destaque na alimentação dos mais novos residentes do Canadá, já que doará parte dos bambus colhidos localmente pela equipe do Zoo de Memphis para alimentar seus próprios pandas gigantes – Ya Ya e Le Le. Um panda adulto come, em média, 46 quilos de bambu por dia. A FedEx Express transportará o alimento ao Zoológico de Toronto de duas a três vezes por semana. Em média, serão cortados 318 quilos de bambu a cada envio. De acordo com informe da FedEx , que transportará os pandas, a empresa coletará esse bambu e o transportará de avião até Toronto, em compartimentos refrigerados, para mantê-los frescos, sem qualquer custo.

Segundo estimativas de pesquisadores, o panda gigante é um animal ameaçado de extinção, com menos de 2.500 indivíduos adultos na natureza. Melhorias nos habitats dos pandas e aumento de esforços de conservação tiraram o Ailuropoda melanoleuca do critério B para C na lista da UICN. O que significa que ele ainda está em risco, mas em posição mais estável que se encontrava antes.

A dependência do panda ao bambu (fonte principal de alimentação) e a expansão da agricultura em áreas endêmicas dos pandas ameaçam a espécie, pois mudanças no uso do solo diminui a área onde o bambu fica disponível.

Uma curiosidade da espécie é que o panda gigante não hiberna. Eles descem das montanhas onde vivem e se abrigam em árvores ocas e outros esconderijos durante o inverno. Eles não são gregários, vivem solitários e se encontram na época do acasalamento.

Ficaram famosos principalmente depois de se tornarem símbolos de uma das maiores organizações ambientais do mundo, a WWF.

Hollywood também ajudou, com filmes como “Meu Amigo Panda” (The Amazing Panda Adventure, 1995, no título original), uma história de um garoto americano que vai visitar o pai, naturalista que cuida da preservação dos pandas. O pano de fundo acaba sendo a história da luta pela preservação da espécie, ameaçada por caçadores e a dificuldade da reprodução em cativeiro.

Leia também

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Notícias
28 de março de 2024

Justiça Federal determina expulsão de invasores de terra indígena no Pará

A TI Alto Rio Guamá passou por desintrusão em 2023, mas voltou a ser invadida no último domingo; no início do mês, falso juiz reuniu população e mentiu sobre “direito de retorno”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.