Colunas

Correndo atrás do rabo

Com anúncio de curso nas ruas das grandes cidades, o sonho de abrir uma pousada recicla a tal vontade de fugir da prisão e da pressão dos centros urbanos.

15 de fevereiro de 2005 · 19 anos atrás

A vida urbana nos desespera por inúmeros motivos: competição no trabalho, fogueira de vaidades, violência, enfim, um turbilhão de sensações aterrorizantes que levam milhares de brasileiros a ficarem em cima do muro. Os mais radicais se deslocam para tribos e resolvem viver num ritmo que está longe de ser frenético. Os menos ousados, normalmente, optam pelo meio do caminho e entram na onda do “abrir uma pousada”. Ou seja, não se desprendem da idéia de fazer dinheiro, da obrigação do manter-se ativo mas se deslocam das metrópoles em busca de paz.

“A pousada é a versão anos 90 de um sonho que assombra desde sempre o habitante da grande cidade”. Li isso numa matéria da revista Trip, escrita por Contardo Calligaris, psicanalista. Houve outras versões nos últimos 50 anos – período em que muitas cidades pacatas se tornaram metrópoles. Na década de 50 (mais tarde no Brasil), explodiu o sonho suburbano: passo o dia no inferno da avenida Paulista, mas, à noite, volto para a Granja Viana. Ou seja, vivo parte do meu tempo sofrendo e outra parte me recompensando pelo sofrimento.

Nos anos 60 e 70, a contracultura produziu sonhos mais radicais. Houve quem se perdesse na Índia ou no Nepal. E houve os casais e as pequenas comunidades que voltaram “à terra” para criar cabras, fabricar bijuteria e etc. Se desvencilhar do “sistema” não é tarefa fácil. O tal capitalismo selvagem come pelas beiradas. Parece água morna. Aquela coisa que não te causa conforto nem desespero. Uma espécie de anestésico.

A pousada é o sonho síntese entre o subúrbio e a maloca hippie. Ato de rebeldia e ao mesmo tempo capitulação. Caímos fora, mas fazemos disso um business. E nada de isolamento! Afinal, ver gente é essencial. Aliás, essa coisa de ver gente também me parece muito divertida. Ora, o sujeito não suporta esbarrar em seus semelhantes e quer ouvir o som dos passarinhos. Ora, não se atura e sente necessidade de ter contato com o próximo. Uma vez, um sujeito me disse uma coisa que marcou demais: Por que será que as pessoas se desesperam e gritam “eu não suporto mais ficar sozinha (o)”. Será que estar com você mesmo (a) é tão insuportável?

Para isso servem os hóspedes: além de trazerem vestígios da cidade, invejam os donos da pousada, admiram a coragem e ficam horas falando sobre o quão caótica é a vida na cidade grande. Papinho chato, não? Não aturo. Violência é sempre o assunto preferido. Tendências da natureza humana. Não deve sé à toa que os jornais vendem mais quando têm sangue na capa.

Bom, voltando aos cursos que ensinam os metropolitanos a tocarem uma pousada no meio do mato ou na beira da praia, resumo: Acho que são freqüentados por personagens. Cinematográfico. A maioria acaba ficando no miolo e desiste da idéia. Óbvio. Os cursos devem ser chatíssimos, cheios de planilhas e dicas insuportáveis. O cara entra no curso para aprender a dormir em rede e sai de lá pronto para ser gerente de um hotel de terceira categoria. Como servir seus hóspedes, como cativá-los, como entrar para o guia dos indicados, como forrar a cama e etc. Quando o cara percebe que a rede exige mais que vontade de se afastar, fica com preguiça, liga a TV e aborta a idéia. Um final de semana na praia ou no campo é mais simples e não exige tanta coragem. Vai-se ao mato quando se quer, volta-se a hora que der na cabeça.

Viver na cidade é uma escolha radical de liberdade. O anonimato tem suas vantagens. Mas a liberdade tem seu custo. Não tem chão. Ninguém consegue passar mais de uma semana sem fazer comentários nostálgicos e falar sobre o paraíso perdido. Os mais velhos são os pioneiros. Estão sempre dispostos a entrar no papo do “na minha época não era assim”. O fato é que os cursos do tipo “como abrir uma pousada”, mais parecem livros de auto-ajuda do que qualquer outra coisa. Uma manual de instruções que ensina o sujeito a correr atrás do rabo sem saber que está fazendo isso.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.