O mercado financeiro e as empresas em geral têm com quem aprender a calcular adequadamente o risco climático. As grandes seguradoras têm sido tão fortemente afetadas por eventos naturais extremos, que esse é, hoje, componente obrigatório de seus modelos de risco. Entre os chamados desastres naturais, a maioria está relacionada à mudança climática. Os mais importantes eventos não-climáticos são os terremotos e os maremotos originados pela movimentação das placas tectônicas e as erupções vulcânicas, essas em muito menor proporção, como se vê no gráfico. No primeiro semestre de 2008, por exemplo, os eventos climáticos extremos representaram 90% dos desastres no mundo.
Não será um processo sem contradições e sem tropeços, mas é um processo inevitável.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Caçadores são presos em flagrante no Parque Nacional da Tijuca
Os dois caçadores estavam dentro do parque na noite de quarta com cães de caça e uma paca já abatida. Soma das multas é de R$ 40 mil e pena pode chegar a três anos →
Caminhos do Pampa: uma trilha, múltiplos desafios e possibilidades
No coração do Pampa, no Rio Grande do Sul, a trilha de longo curso surge como ferramenta de conectividade e oportunidade de valorização do bioma e seus atributos ambientais e culturais →
Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo A
Grupo de estreia do mundial conta com México, África do Sul, Tchéquia e Coreia do Sul. Assim como no futebol, a disputa entre estes países está em aberto na Copa das Áreas Protegidas →

