Colunas

Problemas aos bilhões

Acompanhando o crescimento econômico aparentemente infinito, os problemas ambientais da China crescem a galope e chamam cada vez mais a atenção da imprensa.

20 de junho de 2006 · 18 anos atrás

A China vem se habituando a figurar nas manchetes internacionais. Na maioria das vezes, a mídia se desdobra em adjetivos para descrever esse gigante, com um exército de quase 1,3 bilhão de soldados, que vem tomando de assalto a economia mundial, que até bem pouco tempo lhe era proibida. Mas, ultimamente, as manchetes sobre o país têm mudado de foco. São os gravíssimos problemas ambientais chineses, diretamente proporcionais à sua população, que andam nas primeiras páginas dos jornais.

Para quem não se lembra, desde o final do ano passado a China sofreu diversos graves acidentes ambientais que foram notícia no mundo todo. Em novembro de 2005, a explosão de uma usina petroquímica derramou 100 toneladas de benzeno e nitrobenzeno no rio Songhua, matando milhares de peixes e ameaçando o fornecimento de água de diversas cidades, inclusive na Rússia. Desde então, a agência de proteção ambiental chinesa já registrou mais de 45 acidentes. Alguns sérios. Vários envolvendo a poluição de rios com produtos altamente tóxicos.

Nas últimas semanas, o país voltou às manchetes do Los Angeles Times e do The New York Times. Mais uma vez, não eram elogios.

A reportagem do The New York Times de 8 de junho (A Sea of Sand is Threatening China’s Heart) alerta para a desertificação de uma imensa área no interior da China por causa do excesso de utilização e desvio das águas dos rios da região para a agricultura e o consumo de uma população que não pára de crescer.

Segundo a matéria, “um mar de areia está tomando pradarias, pântanos, lagos e florestas” e tornando inabitável o que já foi um dia, “um cinturão verde na rota da seda”. Os governantes e oficiais locais — cuja promoção depende mais de resultados econômicos do que proteção da natureza, diz a matéria — fazem promessas de combater a desertificação, mas nenhuma medida eficaz foi tomada até agora.

A cada ano, o deserto cresce o equivalente ao estado americano de Rhode Island, ou 4 mil km2. Para os ecologistas locais, a única solução é abandonar o local, retirar toda a população, para que a natureza se recomponha sozinha.

Em 11 de junho o jornal trouxe outra matéria sobre como a fumaça das usinas termelétricas e fábricas chinesas é uma séria ameaça à saúde de sua própria população e da de países vizinhos. Segundo a reportagem (Pollution From Chinese Coal Casts a Global Shadow), “A menos que a China encontre uma maneira de limpar suas usinas e milhares de fábricas movidas a carvão, a poluição vai disparar, tanto na própria China quanto ao redor do mundo. O aumento nos gases responsáveis pelo aquecimento global causado pelo uso do carvão na China provavelmente excederá a de todos os países industrializados, juntos, pelos próximos 25 anos, superando em cinco vezes a redução nessas emissões buscadas pelo Protocolo de Kyoto.

A China já usa mais carvão do que os Estados Unidos, a União Européia e o Japão combinados. E o seu consumo tem aumentado 14% ao ano nos últimos anos, na maior onda de industrialização já vista. A cada semana ou 10 dias, uma nova usina movida a carvão, grande o suficiente para prover energia para todas as residências em Dallas ou San Diego, é inaugurada na China”.

E segue, com um prognóstico nada animador: “Para piorar as coisas, a Índia vem logo atrás, aumentando seu investimento em usinas movidas a carvão — e a sua população, estima-se, deve superar a chinesa até o ano 2030”.

Diante desse quadro desalentador, o principal passo dado pelas autoridades chinesas, até agora, foi admitir, publicamente, que “não tem sido feito o suficiente para refrear a degradação ambiental”. É um passo mais importante do que se imagina, especialmente se considerarmos que a China ainda se encontra sob o governo do velho e autoritário Partido Comunista — remodelado, evidentemente. Basta lembrar que, no caso do derramamento de poluentes no rio Songhua, o governo chinês escondeu o fato até não poder mais, piorando muito a situação e colocando a vida de pessoas em risco até na Rússia.

Esse é o tema da matéria publicada pelo Los Angeles Times (Pollution Getting Worse, China Admits, de 10 de junho). “Apesar dos esforços constantes para proteger o meio ambiente, a poluição na China continua piorando devido ao incessante crescimento industrial”, reconheceu o governo. “O conflito entre meio ambiente e desenvolvimento está ficando cada vez mais proeminente”, diz o relatório oficial.

Ainda de acordo com o Los Angeles Times, Pequim está sob enorme pressão para se tornar uma metrópole exemplar por ser sede dos Jogos Olímpicos de 2008. Mas, convenhamos, esse tipo de constrangimento dificilmente é páreo para interesses econômicos e surtem pouquíssimos efeitos. Mal-comparando, basta ver como está hoje o Rio de Janeiro, “às vésperas” dos Jogos Pan-americanos.

O dilema chinês não é nada incomum. O conflito entre desenvolvimento e preservação ambiental é, não apenas lá, um dos maiores — se não o maior — obstáculo político e social enfrentado pelos ambientalistas do mundo todo. O que deixa as coisas mais pretas para os chineses é que eles estão vivendo sua revolução industrial agora, com um mercado consumidor incalculável e insaciável.

Mas, pelo menos os políticos deles já aprenderam a assumir publicamente a culpa. Quando foi a última vez que se viu um político brasileiro fazer um mea culpa? E olha que lá ainda funcionam os paredões de fuzilamento.

Leia também

Salada Verde
29 de abril de 2024

Após três semanas com cargo vago, governo nomeia novo superintendente do Ibama de SP 

Com histórico na área ambiental, Fabio Tadeu Buonavita foi nomeado nesta segunda-feira. Ele substitui a advogada Perla Muller, que pediu exoneração no início do mês

Reportagens
29 de abril de 2024

Como proteger os territórios do neoextrativismo, do “capitalismo parlamentar” e do “Estado de intimidação”?

Coletivo elenca políticas que agravaram destruição socioambiental no Brasil entre 2019 e 2022 e evidenciam importância dos “lançadores de alerta” e das Ciências Sociais para evitar tragédias

Salada Verde
29 de abril de 2024

Funbio abre edital de 2 milhões de reais para projetos de Manejo Integrado do Fogo

Edital irá apoiar projetos de apoio a ações de manejo integrado do fogo no interior e entorno de unidades de conservação na Caatinga, Pampa e Pantanal

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.