Notícias

A culpa é do seu esgoto

Laudo do governo do estado do Rio de Janeiro indica que morte de 77 toneladas de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas foi causada por excesso de matéria orgânica nas águas.

Redação ((o))eco ·
2 de março de 2010 · 12 anos atrás
foto:gabeira.com
foto:gabeira.com

Laudos preliminares do Instituto do Ambiente do Rio de Janeiro indicam que a morte de cerca de 77 toneladas de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas foi causada pelo acúmulo de matéria orgânica – isto é, esgoto -, que provocou a proliferação de algas, prejudicando a respiração das espécies. A primeira fase do projeto de recuperação da Lagoa, que previa a despoluição e o controle do esgoto urbano, já foi concluída, mas ainda há instabilidade na renovação das águas, o que prejudica o equilíbrio. Como mesmo com o controle de esgoto a carga de matéria orgânica que chega ao local ainda é grande, a prefeitura do Rio vai investir na construção de dutos para a renovação do recurso, etapa do projeto que ainda está em fase de licenciamento. Desde a última sexta-feira (26), os peixes começaram a aparecer mortos na lagoa.

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta