Notícias

A vegetação do planeta vista do espaço

Veja as mudanças no cobertura vegetal do planeta durante o ano e entenda porque é importante monitorar o verde do planeta.

Paulo André Vieira ·
23 de setembro de 2013 · 11 anos atrás

Ao longo do ano a cobertura vegetal do planeta sofre profundas alterações, seja pela mudança das estações ou pela ação do homem sobre o meio ambiente. Conhecer este ciclo dinâmico da vegetação é cada vez mais importante para entender seus impactos sobre o clima na Terra, sobre a produção de alimentos e até mesmo para antecipar possíveis surtos de malária em algumas regiões da África.

Utilizando o sensor VIIRS (Visible and Infrared Imaging and Radiometer Suite) a bordo do satélite Suomi NPP é possível medir a quantidade de energia refletida pela superfície do planeta. Como as plantas absorvem a luz visível para fazer fotossíntese, quando a vegetação é abundante quase toda ela é absorvida pelas folhas, e muito mais luz infravermelha é refletida de volta para o espaço. Por outro lado, os desertos e regiões com vegetação esparsa refletem muito mais luz visível. Desta forma é possível medir com uma precisão cada vez maior a cobertura vegetal da superfície do planeta.

A animação abaixo foi feita com dados de abril de 2012 até abril de 2013 disponibilizados pelo NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration), o órgão para assuntos sobre meteorologia, oceanos, atmosfera e clima do governo dos EUA, mostrando um ano inteiro de mudanças na cobertura vegetal do planeta. As áreas de verde mais escuro representam a vegetação mais densa, enquanto as regiões de cores claras apontam uma escassa cobertura vegetal, seja por causa de neve, seca, rocha, ou áreas urbanas.

Algumas imagens são particularmente belas, como esta que mostra a vegetação que surge no meio do deserto acompanhando o curso do rio Nilo.

Já a imagem abaixo mostra a cobertura vegetal do Brasil na 41a semana de 2012.

No vídeo abaixo (com legendas em inglês), o Dr. Felix Kogan, cientista do NOAA, explica como os dados de vegetação do satélite Suomi NPP está melhorando a capacidade de detectar e monitorar as mudanças na cobertura vegetal em todo o planeta.

 

Leia também:
As florestas que perdemos nos últimos 30 anos
A biomassa tropical vista do espaço
A produção de alimentos vista do espaço

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Salada Verde
6 de dezembro de 2024

R$ 100 milhões serão destinados à recuperação de vegetação nativa na Amazônia

Com dois primeiros editais lançados, programa Restaura Amazônia conta com recursos do Fundo Amazônia e da Petrobras

Notícias
5 de dezembro de 2024

Congresso altera de limites de parque em SC para obras contra cheias no Vale do Itajaí

PARNA Serra do Itajaí perde 2 hectares para construção de barragem, mas ganha outros 156 hectares como compensação; o projeto, aprovado por consenso na Câmara, segue para sanção

Notícias
5 de dezembro de 2024

Ambientalistas criticam importação de gás natural argentino extraído por fracking

ONG encaminha ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ofício assinado por mais de 100 ambientalistas alertando para impactos ambientais e a indígenas na Argentina

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.