Notícias

O tigre-indochinês está acuado

Ameaçados pela caça e pela redução dos seus habitats naturais, os 350 indivíduos restantes da espécie lutam pela sobrevivência.

Redação ((o))eco ·
27 de fevereiro de 2015 · 12 anos atrás

Tigre-indochinês no Zoológico de Berlim. Foto:
Tigre-indochinês no Zoológico de Berlim. Foto:

O tigre-indochinês (Panthera tigris corbetti) é uma subespécie de tigre que ocorre em Myanmar, Tailândia, Laos, Vietnã, Camboja e no sudoeste da China. Também conhecido como tigre-de-Corbett, seu nome científico corbetti foi uma homenagem ao caçador britânico que se transformou em conservacionista, Jim Corbett. Os números de tigres-indochineses estão em declínio em toda a sua área de ocorrência – houve queda caído em mais de 70% em pouco mais de 10 anos -, pela redução de habitats, expansão das populações humanas, e a crescente demanda por medicamentos tradicionais, remédios populares e carne destes animais selvagens. Existem hoje 350 destes animais na natureza, razão pela qual a Lista Vermelha da IUCN categoriza a espécie como Em Perigo, bem próxima ao Em Perigo Crítico se o declínio continuar.

 

 

Leia Também
O desaparecimento do Rinoceronte-de-java
Saola, o enigmático mamifero asiático
O retorno das ararinhas bahianas

 

 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
5 de outubro de 2026

Conama discute revisão de regra para APPs e proteção de olhos d’água intermitentes

Revisão da Resolução 303/2002 será discutida nesta terça-feira; especialistas defendem que proteção de olhos d’água intermitentes seja mantida de forma expressa na norma →

Externo
5 de outubro de 2026

Mundo precisa investir US$ 1,7 trilhão por ano para aumentar renováveis até 2030

Valor é quase três vezes superior ao investimento de 2025, segundo a Irena; 93 de 120 NDCs dependem total ou parcialmente de apoio internacional →

Salada Verde
5 de outubro de 2026

Deputado que propôs a derrubada do Parque Nacional do Albardão é reeleito no RS

Alceu Moreira, que entrou com um projeto de anulação da unidade de conservação do município de Santa Vitória do Palmar, foi o 5° candidato mais votado do estado para o cargo →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.