O tigre-indochinês está acuado

Ameaçados pela caça e pela redução dos seus habitats naturais, os 350 indivíduos restantes da espécie lutam pela sobrevivência.

27 de fevereiro de 2015 · 7 anos atrás

Tigre-indochinês no Zoológico de Berlim. Foto:

O tigre-indochinês (Panthera tigris corbetti) é uma subespécie de tigre que ocorre em Myanmar, Tailândia, Laos, Vietnã, Camboja e no sudoeste da China. Também conhecido como tigre-de-Corbett, seu nome científico corbetti foi uma homenagem ao caçador britânico que se transformou em conservacionista, Jim Corbett. Os números de tigres-indochineses estão em declínio em toda a sua área de ocorrência – houve queda caído em mais de 70% em pouco mais de 10 anos -, pela redução de habitats, expansão das populações humanas, e a crescente demanda por medicamentos tradicionais, remédios populares e carne destes animais selvagens. Existem hoje 350 destes animais na natureza, razão pela qual a Lista Vermelha da IUCN categoriza a espécie como Em Perigo, bem próxima ao Em Perigo Crítico se o declínio continuar.