Notícias

Quente como o Saara

Um trecho da Amazônia sem vegetação pode ser tão quente quanto um oásis no Saara. Esta é uma das conclusões do artigo escrito por D. Mildrexler, M. Zhao and S.W. Running, divulgado pelo Earth Observing System (EOS) da Nasa. O estudo desenvolveu uma metodologia para identificar os locais mais quentes sobre a superfície global e mostrou que eles estão onde não há vegetação. Já nos lugares onde há agricultura irrigada, o impacto do desmatamento sobre o clima é menor. Os autores argumentam que mudanças do uso da terra, mesmo que pequenas e não captadas por satélites, influenciam o aumento da temperatura atmosférica.

Redação ((o))eco ·
30 de novembro de 2006 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
5 de maio de 2026

Organizações cobram reparação por impactos de Belo Monte após dez anos

Entidades divulgam carta aberta com críticas à operação da usina e cobram resposta do Estado brasileiro; Hidrelétrica no Xingu ainda impacta região

50209430197_2218f75ebf_o
Notícias
5 de maio de 2026

Maioria do desmatamento no Brasil ocorreu sem autorização, aponta análise

Levantamento indica que 86% da área desmatada entre 2009 e 2024 não tinha licença ambiental; Em 15 anos, 22,8 milhões de hectares foram desmatados sem autorização

Colunas
5 de maio de 2026

As palavras convencem, o exemplo arrasta: O espírito de Santa Marta e o futuro pós-fóssil

Alguns países decidiram apontar alternativas para o mundo se livrar da dependência aos combustíveis fósseis. Veremos se esse primeiro empurrão será suficiente para tirar o mundo do estado de inércia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.